Siga o OTD

Hipismo

Stephan Barcha conquista o título do GP Indoor SHP 2021

Stephan Barcha foi o único entre todos os participantes da prova deste domingo (3), a completar as duas passagens pelo percurso sem penalidades

Stephan Barcha
Divulgação Confederação Brasileira de hipismo

Nesse domingo (3), na grande final do Internacional de Salto 31º CSI-W Indoor na Sociedade Hípica Paulista, o GP Troféu Jayme Loureiro Filho, a 1.50/1.60m, encerrou a mais badalada competição do hipismo brasileiro. Sagrou-se campeão Stephan Barcha, que montando Primavera Montana, foi o único a zerar os dois percursos em 53s75.

-ITSA e Xandin vencem o Red Bull BC One e se garantem no Mundial

Estiveram em pista na 1ª volta do GP, 36 conjuntos, dentre os quais conforme a regra os 12 melhores – dois zerados, cinco com apenas uma falta (4 pontos) e outros quatro com duas faltas (8 pontos) no menor tempo – habilitaram-se para a 2ª decisiva rodada. O vice-campeonato ficou com Flavio Grillo montando Lorentino JMen, que zerou a 1ª volta e fechou a 2ª, em 51s69, mas com uma falta.

Em 3º lugar chegou novamente Stephan, dessa feita, montando Atomic des Luthiers, fechando com apenas um derrube trazido da 1ª volta e pista limpa na 2ª, 58s74.

“Montar essa égua é um privilégio, monto ela desde os 5 anos. Ela ainda é um cavalo em formação com idade hípica de 9 anos. Ganhar um Indoor é um sonho realizado, um GP tradicional no Brasil. Quero agradecer a toda a equipe, ao proprietário José Romero Dias Gomes da Silva: um sonho sonhado junto é muito melhor! Graças a Deus eu tenho um time forte que me dá todo o suporte”, destacou Stephan, integrante do Time Brasil na Rio 2016. “Nosso próximo desafio é o Campeonato Brasileiro Senior Top daqui a três semanas. Se eu conseguir ganhar com ela vai ser mais uma realização. A médio prazo nosso projeto é talvez o Campeonato Mundial ano que vem, depois o Pan-americano 2023 e Paris 2024.

Completaram o placar do 4º ao 6º posto Marcello Ciavaglia com GR Garuda, seguido por Guilherme Foroni com Clueso 5 e Sérgio Henrique Neves Marins com Cornet Super Star JMen, todos com oito pontos na soma dos dois percursos, em 51s60, 55s09 e 56s32. Marcello por ter sido o campeão em 2020 entregou o Troféu transitório Jayme Loureiro Filho ao campeão Stephan.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O GP foi válido pela seletiva do ranking brasileiro senior top que irá garantir transporte de três cavalos e seus cavaleiros para o Winter Equestrian Festival 2022 nos EUA e ainda pela liga sul-americana na corrida para a final da Copa do Mundo 2022, em Leipzig, Alemanha.

Mais em Hipismo