Siga o OTD

Hipismo

Pedro Veniss é campeão do GP Rolex no Canadá

Foto: Spruce Meadows

Pedro Veniss foi o grande vencedor do GP Pan American 5* Rolex, a 1.60 metro, principal disputa do Spruce Meadows Summer Series, nesse domingo (2), em Calgary no Canadá. O cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano montou Quabir de I´Isle e foi um dos três competidores que zeraram o percurso idealizado pelo canadense Peter Grant.

Veniss foi o último em pista e completou o percurso em 51s46, garantindo o título do GP Rolex e 125 mil dolares em jogo. A dupla também foi campeã do GP de Genebra em 11/12/2016 e agora se prepara para disputar o GP Rolex no CHIO Aachen, na Alemanha. O cavaleiro que vencer os GPs dos três concursos do Rolex Grand Slam em sequência: CSIO Genebra, CHIO Aachen e do CSIO de Calgary em setembro fica com o título e com um prêmio adicional em dinheiro, no valor de um milhão de euros.

“Eu sabia que seria um percurso difícil e técnico e que não haveria muitos conjuntos sem faltas. Quabri é um cavalo muito especial e vai muito bem aqui em Calgary, soube disso desde a primeira vez em que viemos em 2015″, disse Pedro, 33, integrante do Time Brasil que ficou em 5º lugar na Rio 2016.

O course designer Peter Grant comentou seus percursos. “Fiquei satisfeito com o traçado, vimos bom ritmo e fluência e os conjuntos saltaram as linhas conforme eu esperava. O grupo que saltou o GP hoje é, sem dúvida, o mais forte. Talvez eu teria gostado de ver mais uns dois conjuntos no desempate, mas fiquei feliz em ver que mesmo aqueles que saíram com uma ou duas faltas na primeira passagem deixaram a pista com seus cavalos confiantes, o que é muito importante.”

Agora Pedro, atual melhor brasileiro no ranking Longines da Federação Equestre Internacional, na 57ª posição, e que está com quatro cavalos no Canadá, disputa a última semana das Spruce Meadows Summer Series, mas Quabri terá merecido descanso e se prepara o CHIO Aachen na Alemanha, festa máxima do hipismo mundial a cada ano com todas as modalidades, e que fecha com o GP Rolex no domingo, 23/7.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Hipismo