Siga o OTD

Hipismo

Brasil larga com força total no Sul-americano da Juventude

Competição no Club Hipico Paraguayo reune 109 jovens talentos de seis países. Brasil tenta repetir feito de 2018, quando venceu em todas as cateogrias

João Pedro de Almeida Chaves com Cuantica Loar (Luis Ruas)

O Campeonato Sul-americano da Juventude FEI – FEI Americas Championship – no Club Hipico Paraguayo, em Mariano Roque Alonso, na região de Asuncion. A nata jovem do hipismo brasileiro mais uma vez chega como favorita e tem a missão de repetir o feito de 2018 quando conquistou todos os títulos por equipes e individuais no Sul-americano no Chile.

Disputam a competição na categoria Pré-mirim do Sul-americano da Juventude (8 a 11 anos), 39 conjuntos, Mirim (12 a 14 anos), 21, Pré-junior (14 a 16 anos), 24, Junior (14 a 18 anos), 15, Young Riders (16 a 21 anos), 10, totalizando 109 jovens talentos provenientes do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e, é claro, Paraguai.

Abrindo a competição, os Pré-mirins largaram na 1ª parcial direto ao cronômetro, a 1.10 metro. Cautelosos e sem arriscar muito na velocidade visando o pódio por equipes, os jovens talentos brasileiros vêm em 1º e 2º lugar na disputa por equipes que termina nessa quarta, 18/9, somando os resultados do 1º e 2º dia de provas.

Nada menos que [sete dos 10 representantes do Brasil zeraram o percurso e os melhores resultados individuais do dia ficaram por conta de Laura Zanoide com Winner, 6ª colocada, e Henrique Dias Rennó Silva montando Oracle Tok, 7º.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Já na categoria Pré-junior, disputada a 1.30 metro contra o relógio em que a cada falta são acrescidos quatro segundos ao tempo final, os cinco primeiros lugares ficaram com o Brasil. Sagrou-se vencedor João Pedro de Almeida Chaves com Cuantica Loar, 71s26.

Lara Ozores de Souza com SL Ilustre chegou em 2º lugar, 73s97, seguida por Philip Greenlees montando Premiere Avignon Z, 76s15, João Felipe de Albuquerque Maranhão com Vereda do Araucaria, 77s54, todos com percurso limpo, e a campeã sul-americana pré-junior 2018 Maria Luiza da Silva Martha Vieira com Arica du Caillou, 80s79 (já computados 4 segundos por uma falta).

Os jovens talentos estão acompanhados, entre outros, por seus familiares, instrutores particulares, veterinários e o experiente treinador e ex-cavaleiro olímpico Caio Sérgio de Carvalho, bem-sucedido coordenador das categorias de base da CBH há mais de 10 anos. Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH no ciclo olímpico 2017 a 2020, que lidera a delegação, vem de campanha vitoriosa no Jogos Pan-americanos de Lima 2019, onde o Brasil conquistou ouro por equipes e individual no Salto, prata por equipes e bronze individual no Concurso Completo, e bronze por equipes no Adestramento, carimbando o passaporte para Toquio 2020.

Em recente passagem por São Paulo, o maranhense Marlon Zanotelli, 31, integrante da equipe campeã no Salto e 1º ouro individual brasileiro no Salto na história dos Jogos Pan-americanos 2019, não teve dúvidas ao ser perguntado a que atribui a sua formação de base. “Com certeza os Campeonatos Sul-americanos da Juventude foram essenciais em minha formação como cavaleiro”, declarou o campeão pan-americano Marlon, que mora na Bélgica e semana que vem volta ao país. Ao lado dos companheiros de equipe Pedro Veniss e Eduardo Menezes, Marlon prestigia o Concurso de Salto Internacional na Sociedade Hípica Paulista, entre 24 e 29/9.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Hipismo