Siga o OTD

Hipismo

Guilherme Foroni fatura qualificativa no Internacional SHP Open

Nessa sexta-feira, 5/4, a 1ª prova Internacional movimentou o SHP Open na Sociedade Hípica Paulista. Sagrou-se vencedor o jovem talento paulista Guilherme Foroni com sua nova montaria Enorm B. A disputa foi válida para como qualificativa para o GP World Cup Qualifier, 1.45/1.60 metro, que encerra a competição no domingo, 7/4.

Dos 30 conjuntos, 15 foram ao desempate idealizado pelo course-designer internacional Helio Pessoa. Guilherme e Enorme B, um sela holandês de 10 anos de propriedade de Sérgio Murollo, garantiram a vitória sem faltas em 36s30. “Estou montando o Enorm B há apenas três meses. Essa é nossa primeira competição internacional e tenho muita confiança em seu potencial”, destacou Guilherme, 27.

Em 2º lugar chegou o mineiro Sergio Marins, campeão sul-americano no Odesur 2018, com Nutreal Hex-lup, sem faltas, 36s47.

O top carioca Tiago Mesquita com Corvette des Collines garantiu o 3º posto, sem faltas, 37s11. O cavaleiro olímpico Stephan Barcha, recém chegado da Europa, levou Cehip Julio Cesar Botupharma ao 4º posto.

O novo técnico do Time Brasil de Salto Philippe Guerdat, treinador da equipe francesa campeã olímpica na Rio 2016 e pai do atual nº 1 do mundo Steve Guerdat, está acompanhando a competição avaliando os cavaleiros e amazonas para formação do Time Brasil de Salto nos Jogos Pan-americanos 2019. Ao todo, 20 atletas em atividade na Europa, EUA e Brasil estão sendo observados. Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, e Pedro Paulo Lacerda, cavaleiro e diretor de Salto da CBH, também estão acompanhando a competição.

“A estrutura do evento aqui na Sociedade Hípica Paulista está excelente. Para mim é muito importante também acompanhar os cavaleiros em atividade no Brasil para possíveis convocações internacionais. Hoje a prova não estava com muita dificuldade técnica, em relação a concursos no Exterior. Agora vamos ver o GP de domingo que certamente estará mais difícil. ”

Os Jogos Pan-americanos Lima 2019 no Peru são o grande desafio Time Brasil de Salto, ainda não classificado para os Jogos Olímpicos de 2020. Os três países primeiros colocados no Pan carimbam o passaporte para Tóquio 2020.

Ainda nessa sexta-feira, 5, acontece o Clássico, 1.40 metro, com participação de 76 conjuntos.

Longines Xtreme Teams’ Challenge

Na quinta-feira, 4, a primeira prova a 1.40 metro também foi a primeira de três qualificativa do Longines Xtreme Teams’ Challenge, inédito campeonato com 13 equipes e competidores de diversas categorias, idealizado pelo cavaleiro olímpico Doda Miranda.

As outras duas classificatórias acontecem no sábado, 4, dia em que também acontecem nesse sábado bem como a grande final da 1ª Etapa do LXTC com para os oito times com menos pontos perdidos com início previsto para as 16h00. A disputa será transmitida ao Vivo pela Fox Sports.

Após a 1ª parcial a equipe Artem com Bruno Chaves Pessanha / Transwaal Cerize de Muze, Gabriel de Queiróz Gouveia /Acarole do Refúgio e Artemus de Almeida / Fidelio Metodo assumiu a liderança. Com o descarte de 8 pontos (duas faltas) cometidas por Artemus, a equipe Artem terminou a classificatória com zero pontos perdidos e o tempo acumulado de duas pistas válidas de 134s02.

O 2º lugar da prova ficou para a equipe Fortuna – o medalhista pan-americano César Almeida/ Cassino Royale, Luís Piva /Happy Lady e João Vitor Marcon / Zantella VDL – que também ficou com zero pontos perdidos com o descarte de uma falta de João Vitor, mas somou 135s50 no tempo.

Qualificativa GP – 1.45 metro – 5/4

1º Guilherme Dutra Foroni / Enorm B – Brasil – 0/36s30
2º Sergio Henrique Marins / Nutreal Hex-lup – Brasil – 0/36s47
3º Tiago Mesquita / Corvette des Collines – Brasil – 0/37s11
4º Stephan Barcha / Cehip Julio Cesar Botupharma – Brasil – 0/38s70
5º Bruno Chaves Pessanha / Quiz TW – Brasil – 0/38s70
6º Marcello Ciavaglia / Conto RJ – 0/38s71

Mais em Hipismo