Siga o OTD

Handebol

VÍDEO: Duda Amorim brilha de novo e garante time em primeiro na Champions

O fim de semana foi recheado de jogos decisivos no handebol europeu. Muitos deles envolveram jogadores brasileiros. Entre eles, os que tiveram maior destaque foram Duda Amorim e Haniel Langaro. A diferença é que o time dela, que já estava classificado para os playoffs, garantiu o primeiro lugar de sua chave na Champions League feminina, enquanto o dele ficou em situação difícil após uma derrota por seis gols de diferença. Clique nos links para ver os melhores momentos das partidas.

Duda Amorim marcou seis gols na vitória de 33 a 22 do Gyori, da Hungria, sobre o Team Ebsberg, da Dinamarca e foi a artilheira do time ao lado de Anita Gorbicz. O resultado garantiu o time húngaro na primeira colocação do Grupo 2 da Champions League de handebol feminino com 15 pontos. A equipe soma 15 pontos (sete vitórias, um empate e uma derrota) e não pode mais ser alcançada, já o que o vice-líder Larvik, da Noruega, clube defendido pela goleira brasileira Gabriela Moreschi, chegou a 12 pontos depois da vitória de 28 a 24 sobre o Midtjylland, mas não pode mais ficar em primeiro a uma rodada do fim da fase de grupos.

No Grupo 1, o Vardar, da Macedônia, time da goleira Mayssa Pessoa, foi derrotado pelo Metz por 42 a 28. Foi a segunda derrota seguida do time, que perdeu a liderança para o FTC Rail-Cargo Hungaria, mas já tem a vaga garantida no mata-mata.

Pela Champions League de handebol masculino, Haniel Langaro balançou a rede sete vezes, mas não foi capaz de evitar a derrota do Naturhouse La Rioja para o Nantes por 31 a 25. O resultado complicou a vida do time espanhol na competição. Os times disputam o mata-mata entre os melhores dos Grupos C e D por uma vaga nas oitavas-de-final da competição. O jogo de volta está marcado para o próximo sábado na França.

Pelo Grupo B, o húngaro MOL-Pick Szeged, do brasileiro Thiagus Petrus, derrotou por 26 a 21 o HC Prvo Zagreb, da Croácia, e garantiu a classificação para as oitavas-de-final. O time é o quarto colocado com 15 pontos, três a menos do que o líder, o macedônio Vardar, do pivô Rogério, que foi derrotado pelo Brest, da França, por 30 a 26.

No Grupo A, José Guilherme não jogou e seu time, o Orlen Wisla Plock, da Polônia, perdeu em casa para o Paris Saint Germain por 29 a 25. Com o resultado, o time francês está a apenas um ponto do líder Barcelona, enquanto a equipe polonesa está em sexto lugar e precisa de pelo menos mais um ponto na última rodada para se classificar para os playoffs sem depender de outros resultados.

Na EHF Cup, Ana Paula Rodrigues marcou duas vezes na vitória do Rostov, da Rússia, sobre o Brest por 26 a 21, fora de casa. Foi o primeiro jogo das quartas-de-final da competição. A partida de volta está marcada para sábado que vem.

Pela mesma fase, o NFH, da Dinamarca, da brasileira Mariana Costa, perdeu o clássico do país para o Randers HK por 27 a 24, e o Bietigheim, da Alemanha, da ponta Fernanda França, derrotou o Kuban, da Rússia, por 33 a 26.

Pela EHF Cup masculina, o Helvetia Anaistuna, da Espanha, teve os brasileiros Gabriel Ceretta e Oswaldo como protagonistas na vitória de 23 a 22 sobre o Melsungen, da Alemanha. Cada um deles marcou quatro gols na partida e lideraram o time no resultado que deixa o time na liderança do Grupo D ao lado da equipe alemã e do Benfica, de Portugal.

Pelo Grupo C, o dinamarquês Kolding, do ponta Chiuffa, perdeu para o Grunfos Tatabanya, da Hungria, por 28 a 26, e foi ultrapassado pelo Magdeburgo, da Alemanha, que assumiu a liderança ao derrotar o Maccabi Castro por 38 a 22.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol