Siga o OTD

Handebol

Seleção Júnior de Handebol é convocada para Pan-Americano do Paraguai

 

Depois da boa campanha feita pela Seleção Adulta no Campeonato Mundial Masculino, em janeiro, chegou a vez da Seleção Júnior de Handebol mostrar novamente todo o potencial da nova geração. A partir do dia 20, o grupo defende o título do Pan-Americano da categoria, em Assunção, no Paraguai, mas antes disso, se reúne no Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, em São Bernardo do Campo (SP), para treinamentos, a partir do dia 16.

O técnico da Seleção Júnior de Handebol, Hélio Lisboa Justino, o Helinho, convocou 16 atletas para o compromisso, vários deles já com passagem pela equipe adulta, como Gabriel Ceretta, Guilherme Torriani e Leonardo Dutra, que fizeram parte do elenco que disputou o Mundial Adulto na França este ano.

Na lista da Seleção Júnior de Handebol também figuram jogadores que já atuam em clubes europeus e muitos que se destacam nas equipes brasileiras na disputa das competições nacionais. “Com a saída de vários atletas para a Europa, alguns jogadores que só iriam jogar quando adultos em seus clubes tiveram uma oportunidade e se tornaram protagonistas em suas equipes, aqui no Brasil. Com isso, o nível de experiência em jogos mais competitivos e fortes fisicamente fez com que a maturidade deles chegasse mais cedo”, destacou o treinador.

A maioria dos convocados da Seleção Júnior de Handebol participou de uma fase com a Seleção Adulta em dezembro, sob o comando do técnico Washington Nunes, que serviu como parte da preparação para o Mundial da França e também já de olho nos compromissos deste ano para os juniores. “Apesar da experiência adquirida por esses atletas, como Seleção, ainda temos muito o que melhorar. Quanto mais jogos internacionais fizermos, mais iremos evoluir. Esse é um grupo que vem trabalhando desde o Juvenil com a Seleção, por isso, nesses dias de atividades vamos lembrar do que já foi feito e pontuar algumas ações para a competição”, contou Helinho.

O Pan-Americano é classificatório para o Mundial Júnior, que este ano será disputado na Argélia, em julho.

Seleção Júnior Masculina de Handebol

Goleiros – Marcos Vinicius Colodeti (São Bernardo/Metodista-SP) e Murillo Araújo Santana (EC Pinheiros-SP).

Armadores – André Gonçalves de Lima Amorim (BM Villa de Aranda-Espanha), Gabriel Ceretta Jung (Anaitasuna-Espanha), Guilherme Leonel Costa da Silva (EC Pinheiros-SP), Leonardo Dutra Ferreira (EC Pinheiros-SP), Patrick André Toniazzo Lemos (FC Porto-Portugal) e Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal).

Centrais – Henrique José Petter Solenta (BM Villa de Aranda-Espanha) e Leonardo Abrahão Silveira (EC Pinheiros-SP).

Pontas – Cauê Ceccon Baptista (EC Pinheiros-SP), Guilherme Miguel Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (ADJF/Independência Trade-MG) e Pedro Paulo Alves Júnior (MRV/Unicesumar/Londrina-PR).

Pivôs – Edney Silva Oliveira (PM Maringá/Unimed/Unifamma-PR) e Wagner Tenório Alves (Associação Brasileira ‘A Hebraica’-SP).

Comissão técnica

Técnico: Hélio Lisboa Justino
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Coordenador Nacional de Seleções: Washington Nunes

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol