Siga o OTD

Handebol

São Bernardo bate Santo André e é campeão da Taça Paulistana

Em jogo emocionante, o São Bernardo venceu o Santo André por 21 a 20 e é campeão da Taça Paulistana de Handebol 2018

O São Bernardo se sagrou campeão da Taça Paulistana após vencer o Santo André por 21 a 20, nesse sábado (5). Atrás no placar durante a maior parte do jogo, o time do ABC reagiu nos últimos dez minutos e virou a partida depois de ficar em desvantagem de quatro gols.

Foi apenas aos 27 minutos do segundo tempo que o São Bernardo conseguiu abrir uma vantagem de duas bolas e administrou o placar até o apito final para conquistar o título. Melhor após o intervalo, Dani, do São Bernardo, destacou a importância da conversa com o técnico Álvaro para buscar a virada.

– Elas (companheiras de time) não estavam conseguindo dar continuidade na jogada, estavam muito bem marcadas. O Álvaro deu um up na gente e conseguimos voltar bem – disse.

O segundo turno do Super Paulistão, chamada de Taça Estado de São Paulo, começa na próxima semana.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado por muito equilíbrio entre as duas equipes, mas acabou com uma pequena vantagem do Santo André vencendo por 10 a 0. O forte ataque de São Bernardo encontrou dificuldades para furar a defesa das andreenses. As duas goleiras, Jéssica, do São Bernardo, e Flavinha, do Santo André, foram bastante exigidas e foram os destaques pelas duas equipes.

Apostando mais na defesa, o Santo André aproveitou bastante as jogadas em transição para marcar parte de seus gols. Já o ataque de São Bernardo, o mais forte da competição, criou muitas oportunidades, mas parou na goleira Flavinha.

Ao fim da primeira etapa, a atleta Shepa, do Santo André, falou sobre a importância de se manter ligada e não dar chances para o adversário.

– Uma vantagem muito importante contra a Unip, Temos que continuar muito focadas no ataque para não dar oportunidade para elas. O time delas é muito bom e não tem pontos fracos – falou.

A última etapa da partida seguiu o mesmo roteiro da primeira. Os dois times começaram o jogo em um ritmo muito parecido e exigindo muito das goleiras. Porém, o São Bernardo logo se mostrou melhor e diminuiu a já pequena vantagem que as andreenses levaram para o intervalo.

O jogo ganhou contornos de emoção nos últimos minutos. O São Bernardo conseguiu empatar a partida faltando dez minutos para o apito final e daí para frente os dois times se alternaram na liderança do placar. No final, o São Bernardo conseguiu abrir dois pontos de frente, mas viu o Santo André se aproximar, precisando de uma bola para levar o jogo para prorrogação nos últimos dez segundos. No último ataque, as andreenses pararam na goleira Jéssica.

Após a derrota, Flávia, do Santo André, falou sobre a partida e disse que o time precisa manter o foco para o segundo turno.

– Foi um jogo típico de final, decidido nos minutos finais. É detalhe, são dois times que se enfrentam sempre e foi nos detalhes. Agora é erguer a cabeça, tem o segundo turno, o final four e nosso objetivo é chegar na final – comentou.na

Definição de terceiro e quinto lugar

Ainda neste sábado, outros dois jogos aconteceram para finalizar a Taça Paulistana.

O Guarulhos derrotou o E. C. Pinheiros por 27 a 24 e ficou com a terceira colocação. Pamella Soares, do Guarulhos, foi considerada a melhor em quadra.

Na definição de quinto lugar, o Bauru bateu o Sorocaba por 24 a 20. Destaque para a atleta Daiana Faria, do Bauru.

Mais em Handebol