Siga o OTD

Handebol

STJD não homologa reeleição de cartola por denúncias de corrupção no handebol

Presidente da Confederação Brasileira de Handebol há 28 anos, Manoel Luiz de Oliveira foi reeleito nesta quarta-feira para mais um mandato após derrotar a chapa de oposição, que tinha Fabiano Lima Cavalcante como candidato ao cargo, por 98 votos a 36. A vitória, no entanto, não foi homologada pelo Superior Tribunal de Justiça Deportiva da modalidade por conta de graves denúncias de corrupção no handebol feitas pelos canais ESPN.

“Para garantir a eficácia do procedimento arbitral defiro a liminar, para determinar que não seja homologado em definitivo o resultado da eleição a ser realizada em 01 de fevereiro de 2017, até decisão final do procedimento arbitral ora instaurado. Podendo, entregando ser registrada a ata de eleição e ser dada posse precária ao vencedor”, escreveu em nota o STJD, que analisa todas as denúncias de corrupção no handebol.

O resultado só será homologado após serem julgadas as denúncias feitas contra a administração atual. A decisão será tomada por uma comissão formada por um indicado pela situação, outro pela oposição e também pelo presidente do STJD, Caio Medauar, responsável pela decisão de não homologar a votação desta quarta.

“Esse jogo não se ganha no tapetão, se ganha no jogo, na quadra, na disputa. Foram 98 votos a 36, o resultado mostra. Não creio que o STJD tenha competência para julgar esse indeferimento. Não conheço esse processo e obviamente não tem nenhum sentido, não tem nenhum cabimento. É choro de perdedor”, reclamou em entrevista à TV Globo, Manoel Luiz de Oliveira.

Confiante de que vai vencer a briga na Justiça para continuar no cargo e ter a reeleição homologada, o cartola discursou sobre seus planos para o próximo ciclo olímpico. “O nosso objetivo é fazer a continuação do processo da governança corporativa, com gestões ampliadas e compartilhadas, desenvolvimento dos acampamentos, seguir trabalhando em nosso Centro de Desenvolvimento, proporcionar o maior crescimento da Liga Nacional e dos campeonatos nacionais. Como meta, queremos ocupar a melhor quantidade de pódios possíveis e estar entre os dez melhores países do Mundo. Dentro da área de gestão, queremos nos aperfeiçoar cada vez mais, e na área técnica fortalecer as competições internas, o que passa por desenvolvimento, treinamento para gestores e padronização dos procedimentos das Seleções”, declarou Manoel Luiz de Oliveira.

Conheça abaixo as denúncias de corrupção no handebol brasileiro feitas pela ESPN:

Atas e datas de assinaturas indicam fraudes em licitações de R$ 6 milhões

Sem nenhum empregado, firma que geria projetos organizava festas; veja gastos 

Auditorias mostram mais de R$ 800 mil sem recibos; cartolas levaram benesses

CBHb teve pleito com diretor eleito e pediu aumento a técnico pelo título de outro

Após reportagens, procurador pede abertura de inquérito policial contra a CBHb

Em torneio na mira da Polícia Federal, Confederação deu calote em cheerleaders

Atas com indícios de fraudes também foram assinadas por esposa de presidente

Em meio a denúncias, atletas e federações articulam movimento de oposição

CBHb contratou firma sem funcionários e cotou preços com empresa que não existia

Licitação para aviões do handebol teve três concorrentes: a mãe e os dois filhos

Confederação atrasou bolsas-atletas em mais de um ano e superfaturou hotéis

Oposição pede afastamento imediato e impugnação de cartola no poder há 28 anos

Contratos comprovam evidências de novas fraudes em licitações do Handebol

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol