Siga o OTD

Handebol

Veja os melhores momentos da final do Mundial entre França e Noruega

Final do Mundial de handebol masculino: França x Noruega

O Mundial de handebol masculino 2017 terminou em Paris com uma atmosfera nunca antes experimentada de tão fenomenal. Dominada pela Noruega durante os primeiros trinta minutos da final, a equipe da França encontrou recursos para alcançar seu sonho e ganhar seu sexto título mundial, o quarto nas últimas cinco edições da competição.

Para alcançar este feito, a França contou com sua força coletiva, mas também com a incrível força de sua torcida. A partida começou particularmente delicada para a equipe da casa, que encontrava dificuldade para superar a forte defesa norueguesa e tinha dificuldade para parar o ataque adversário. Com isso, a Noruega leva vantagem e chega a abrir três gols de diferença: 10 a 7.

Mas a França não deixa o adversário disparar na frente, em primeiro lugar através da obtenção de tiros de 7 metros, e graças à contribuição de Vincent Gérard, que  entrou no lugar de Thierry Omeyer. Três paradas defesas consecutivas do goleiro do Montpellier Kentin Mahé e o placar ficou empatado em 16 a 16.

A França só assumiu a liderança da partida pela primeira vez pouco antes do intervalo com um gol de Valentin Porte, fazendo 18 a 17. No segundo tempo, Michael Guigou marcou três gols nos primeiros quatro minutos e os Bleus abriram 22 a 18 de vantagem.

Impulsionada pela torcida, que o oitavo homem da França na quadra, os donos da casa não deram mais chances para a Noruega. Os nórdicos tentaram endurecer o jogo na defesa, mas os Bleus continuaram a abrir vantagem e chegaram a 29 a 23. O goleiro Vincent Gerard também fez a diferença com 11 defesas e 41% de aproveitamento.

Finalmente com vitoriosos sete gols de vantagem, 33 a 26, a França se tornou a primeira nação a vencer dois Mundiais dentro de casa sem perder um único jogo (o primeiro título da França em casa foi em 2001). Após seu sucesso em 2009, na Croácia, em 2011, na Suécia e 2015 no Qatar, ela também confirma o seu domínio sobre a competição. Cinco meses depois da derrota frustrante na final da Olimpíada do Rio de Janeiro contra a Dinamarca, os azuis mostraram novamente que são os donos do handebol no planeta.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol