Siga o OTD

Handebol

Por um gol, Brasil perde chance de chegar às quartas do Mundial pela primeira vez

O Brasil teve altos e baixos na primeira fase do Mundial. Ganhou dois jogos, mas perdeu três. Se classificou para as oitavas-de-final, porém, não brilhou. O adversário no mata-mata era a Espanha, invicta até então com cinco vitórias em cinco jogos. O confronto tinha os europeus como favoritos, mas os brasileiros conseguiram surpreender, ficaram a maior parte do tempo na frente placar, mas acabaram cedendo a vantagem no final e perderam por 28 a 27.

O meia João Pedro foi o principal destaque da Seleção Brasileira no Mundial com sete gols em nove tentativas. O jovem Haniel e o ponta Chiuffa também brilharam com cinco gols cada um. Bem marcado, Zé Guilherme não rendeu como em outros jogos e marcou apenas três.

Para se ter uma ideia, o ataque do Brasil foi mais produtivo do que o espanhol. Foram 27 gols em 40 tentativas (68% de aproveitamento) contra 28 em 46 dos europeus (61%). O que pesou num jogo tão equilibrado foram as bolas perdidas: 14 dos brasileiros contra apenas sete dos adversários.

Assim mesmo, o Brasil liderou o placar durante a maior parte do jogo. Foi para o intervalo vencendo por 18 a 16. A Espanha só foi passar à frente aos 11 minutos do segundo tempo, quando fez 21 a 20.

O Brasil retomou a vantagem mais duas vezes, mas quando o jogo estava empatado em 26 a 26, Zé Guilherme fez uma falta e foi excluído por dois minutos. Faltavam 2min18s para o fim da partida e a Espanha conseguiu marcar dois gols com Rivera e depois com Dujshebae. Haniel ainda descontou a 20 segundos do fim, mas não havia mais tempo nem para empatar, nem para virar. Foi por pouco, mas ainda não foi desta vez que o Brasil chegou às quartas-de-final do Mundial.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol