Siga o OTD

Handebol

Brasil perde final de torneio pré-Mundial de handebol por diferença de dois gols

Ficou no quase, quase mesmo. O Brasil perdeu para a Suíça por 27 a 25 a final da Yellow Cup 2017, torneio preparatório para o Mundial Masculino de Handebol, disputado neste domingo na Suíça. A equipe comandada por Washington Nunes conquistou o segundo lugar e chegou à decisão depois de vitórias contra a Romênia e a Eslováquia, resultados muito importantes nessa reta final de preparação para o principal campeonato do ano, que se inicia na semana que vem.

Para o terceiro e último dia da Yellow Cup foi reservado o confronto mais equilibrado e o que exigiu mais da equipe brasileira. O placar foi disputado praticamente gol a gol todo o tempo com o Brasil e os donos da casa se alternando na liderança. Segundo o treinador, a dificuldade do confronto contribui bastante para o treinamento da equipe. “Foi uma partida como queríamos, com uma boa preparação dos jogadores. Conseguimos novamente incluir os mais jovens e isso foi bom. Também nos mantivemos boa parte do jogo à frente. No primeiro tempo cedemos um pouco e eles empataram, aí, no segundo, passamos uns quatro gols à frente e ficamos um bom tempo assim. Porém, como estamos em preparação, alguns atletas tinham que entrar e participar do jogo, com isso, tivemos uma pequena oscilada, mas mesmo com essas mudanças, eles deram conta direitinho” descreveu Washington. “No final, faltando uns oito minutos, o confronto estava equilibrado, tivemos uma exclusão e isso nos dificultou um pouco. Eles abriram dois gols”, completou.

A boa atuação do Brasil nas três partidas da Yellow Cup deu um ânimo a mais para a equipe, em busca do objetivo principal que é o Mundial. “A avaliação foi bastante positiva do sistema 5×1. Retomamos, mesmo com a ausência do Alemão e do Borges, o Guilherme é o Cleryston conseguiram executar muito bem o avançado. Defensivamente tivemos a participação do Thiago, que nos ajudou muito. Um ponto negativo ainda é a construção do jogo em superioridade numérica, que precisa ser melhorado. Mas, fora isso, saímos da Suíça com um sentimento muito positivo de tudo que conseguimos construir para entrar no Mundial preparados”, finalizou o técnico.
O Brasil, além da segunda colocação no torneio, garantiu também o prêmio de FairPlay e Maik Santos foi escolhido o melhor goleiro da competição. O ponta direita Fábio Chiuffa, ressaltou a importância da Yellow Cup para a Seleção. “Infelizmente não saímos com a vitória hoje, mas acho que o torneio foi totalmente proveitoso para a nossa preparação. Agora, vamos focar ainda mais no Mundial para chegar lá com força total e conseguir a classificação para as oitavas.”
Amanhã a equipe segue rumo a Paris, onde faz a estreia do Mundial contra os franceses na próxima quarta-feira (11), na Accorhotels Arena, às 17h45 (horário de Brasília). As equipes fazem parte do grupo A, que conta ainda com Polônia, Japão, Noruega e Rússia. No sábado (14), o Brasil enfrenta a Polônia, às 11h45, no domingo (15), o Japão, às 17h45, na terça-feira (17), será a vez de Noruega e Brasil, às 11h, e n quarta-feira (18), os adversários serão os russos, no mesmo horário. O Mundial terá transmissão dos canais SporTV e ESPN.
Yellow Cup 
Sexta-feira (6)
Suíça 29 x 18 Eslováquia
Brasil 25 x 24 Romênia
Sábado (7)
Eslováquia 20 x 30 Brasil
Suíça 25 x 19 Romênia
Domingo (8)
Romênia x Eslováquia
Suíça 27 x 25 Brasil
Seleção Brasileira
Goleiros – César Augusto de Almeida ‘Bombom’ (OIF Arendal-Noruega) e Maik Santos (AL-Rayyan-Qatar).
Armadores – Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha), Haniel Lângaro (BM Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Hungria), Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna-Espanha), Thiago Alves Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).
Centrais – Henrique Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambery Savoie Handball-França).
Pontas – Claryston David Cordeiro Novais (ADJF/Independência Trade-MG), Fábio Chiuffa (KIF Kolding Kobenhav-Dinamarca), Guilherme Torriani (Vegus/Guarulhos-SP) e Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha).
Pivôs – Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Rogério Moraes (WC Vardar-Macedônia) .
Comissão técnica
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Hélio Lisbo Justino
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Fernando Millaré
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol