Siga o OTD

Handebol

Taubaté conquista o Paulista de handebol nas cobranças de pênalti

No maior rivalidade dentro do handebol nacional, o Taubaté bateu por um gol o Pinheiros, precisou de prorrogação e pênalti para sair campeão

Na imagem, time reunido do Taubaté comemorando.
Time reunido do Taubaté comemorando. Foto: Instagram/ @handeboltaubate

No tira-teima das últimas sete edições de Campeonato Paulista de handebol masculino, Taubaté venceu Pinheiros e desempatou o duelo. No entanto, a quarta conquista dos últimos cinco anos veio no limite do desempate. Precisou de pênaltis para que a equipe do interior saísse vencedora e levantasse o caneco neste sábado (25).

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O segundo e decisivo jogo da final ocorreu no Ginásio da Vila Aparecida, em Taubaté. Assim, a equipe da casa precisava reverter o placar do primeiro confronto, no qual o Pinheiros venceu por um gol de diferença. O empate dava o título para o time da capital e uma vitória por mais de dois gols, a conquista do Taubaté viria de forma direta.

Então, caso o Taubaté triunfasse pela diferença mínima, a partida se encaminharia para prorrogação. E foi justamente o que aconteceu. Faltava menos de dez segundos para acabar a partida no tempo regulamentar e o placar marcava 26 a 26. Desse modo, a cobrança de 7m fez o ginásio explodir de felicidade com a vitória do Taubaté.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No entanto, a alegria não foi plena pois veio a aflição da prorrogação e 3 a 3 no primeiro tempo de cinco minutos. Muita tensão e nervosismo tomaram conta do embate, até o desfecho de 5 a 5. Portanto, uma nova prorrogação veio e mais um empate no final, com 11 a 11.

Hora da verdade

Aí, não teve jeito e as cobranças alternadas que decidiram. Nas primeiras de cada time, o Pinheiros converteu, mas o Taubaté não. Os dois arremessos seguintes foram para as redes. Em seguida foi a vez de Pinheiros perder e Taubaté empatar novamente. As quartas cobranças tiveram o mesmo caminho que as terceiras e o time da casa passou à frente. Portanto, o Pinheiros precisava converter para se manter na disputa e o fez. Mas o time amarelo e preto não desperdiçou e venceu por 4 a 3.

Desde 2016, apenas os dois times chegam à final do Campeonato. Não houve disputa em 2021. O Pinheiros conquistou em 16, 17 e 22. Por outro lado, o Taubaté, que tinha a hegemonia de 18, 19 e 20, retomou o trono com a quarta conquista em cinco anos.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Handebol