Siga o OTD

Handebol

Brasil vence Cabo Verde e avança em 2º no Mundial

Brasil vence Cabo Verde e garante segundo lugar do grupo, avançando de fase no Mundial

Brasil Cabo Verde Mundial de handebol ao vivo
(Foto: IHF)

O Brasil venceu seu segundo jogo no Mundial de handebol masculino nesta segunda-feira (16), em Gotemburgo, na Suécia. Num confronto direto contra Cabo Verde, a seleção verde-amarela ganhou por 30 a 28, e garantiu o segundo lugar do grupo C da competição, avançando à segunda fase. Jean Pierre Dupoix foi o destaque do jogo, com sete gols.

+ Confira a tabela do Mundial de handebol masculino

Com retrospectos semelhantes na competição, Brasil e Cabo Verde entraram em quadra já classificadas para a próxima fase do Mundial. Ainda assim, o jogo foi de extrema importância para as duas equipes, pois valeu o segundo lugar da chave e uma posição mais confortável para a sequência da competição – os resultados se acumulam para o restante do torneio.

Na segunda fase do Mundial, os três classificados do grupo C se juntarão aos três do grupo D, formando uma nova chave. Brasil, Cabo Verde e Suécia (grupo C) e Islândia, Hungria e Portugal (grupo D) formarão o grupo II da competição. Os resultados da primeira fase são levados em conta para a segunda fase e, assim, o Brasil já terá uma vitória e uma derrota.

O próximo compromisso do Brasil no Mundial será na quarta-feira (18), contra adversário ainda não definido. Hungria e Portugal ainda se enfrentarão nesta segunda para definição das posições finais do grupo D.

Como foi o jogo

O jogo começou parelho, mas logo o Brasil tomou a iniciativa e passou a frente. Até os 15 primeiros minutos, a seleção abriu frente no placar, chegando a ter 11 a 7. Na reta final da etapa inicial, porém, errou muito no ataque e viu os cabo-verdianos encostarem no placar. O Brasil também desperdiçou quatro ataques seguidos em que o goleiro adversário não estava na meta. Ainda assim, o primeiro tempo terminou 17 a 15 para os sul-americanos.

Já no segundo tempo, o Brasil voltou com tudo e logo aumentou sua vantagem, chegando a ter 24 a 19 de frente. No entanto, mais uma vez a metade final do tempo não foi agradável e o final do jogo foi sofrido. A seleção verde-amarela chegou a ficar oito minutos sem marcar um único gol e viu a equipe adversária a cortar a diferença para um gol a três minutos do fim. Nos momentos decisivos, o Brasil conseguiu sustentar sua vantagem para sair vitorioso em 30 a 28.

O artilheiro do Brasil no jogo foi Jean Pierre Dupoix, com sete gols, num aproveitamento de 80%. João Pedro Silva também foi muito bem, em especial no começo do jogo, marcando cinco gols. Chiuffa anotou quatro, assim como Gustavo Rodrigues. Os goleiros Ferrugem e Rangel também foram muito importantes na vitória, fazendo boas defesas. Pelo lado cabo-verdiano, Paulo Moreno fez sete gols.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol