Siga o OTD

Handebol

Goleiro Marcão tenta no fim de semana ganhar a Liga Nacional pela 14a. vez

A Liga Nacional Masculina de Handebol, que chega à fase final neste fim de semana, reúne atletas de grande destaque da modalidade no País. Entre eles, um dos mais reconhecidos e um exemplo para os mais jovens Marcos Paulo dos Santos, ou, simplesmente, o goleiro Marcão, do Pinheiros. Conhecido em todo o Brasil como um dos melhores na posição, o paulista disputou a competição em todas as edições realizadas até hoje, e o melhor de tudo é que segue com a mesma garra e energia que carrega desde os tempos em que debutava no principal campeonato de handebol do País.

O goleiro Marcão Marcão pode se considerar uma enciclopédia da Liga. Acompanhou todos os detalhes da competição desde que foi criada e coleciona títulos, representando dois dos clubes mais tradicionais do Brasil, o São Bernardo/Metodista (SP) e o Pinheiros (SP), atual campeão. “Disputei todas as edições da Liga, mas fiquei fora de algumas decisões por lesão. Sou o único atleta do handebol brasileiro que tem 13 títulos da Liga Nacional. Conquistei oito títulos quando jogava na Metodista e cinco com meu atual clube, o Pinheiros”, orgulhou-se o veterano.

O goleiro Marcão é um exemplo para os mais novos não só da técnica adquirida ao longo dos anos, mas também da garra, disciplina e força de vontade. Todas essas qualidades ele mostra na quadra em momentos cruciais para a equipe, e na maioria deles, essa reunião de fatores faz a diferença. “Tudo isso é resultado de muito treino, dedicação e disciplina. A própria posição de goleiro me ajuda com menos correria e, sem sombra de dúvidas, a bênção de Deus”, revelou.

O atleta afirma que gosta muito de passar a experiência para jovens atletas, que depositam grandes sonhos na modalidade, assim como ele quando começou. “É muito bacana a interação com os mais novos. Vejo essa juventude interessada em conhecer os mais experientes do esporte que estão praticando, tiro algumas fotos e dou autógrafos sem mensurar ou saber como a minha imagem, dedicação e entrega podem significar para cada um, como está chegando para aqueles que estão iniciando no handebol ou até mesmo quem está assistindo ali na quadra ou pela televisão. Por estes e outros fatores, procuro sempre me dedicar com 100% da minha energia em quadra. Busco curtir e aproveitar da melhor maneira todos esses momentos, servindo como espelho e formador de opinião a todos.”

Nas semifinais, o Pinheiros (SP), atual campeão da Liga Masculina, enfrenta o São Caetano (SP) na sexta-feira (9) e no sábado (10). “Minha expectativa é a melhor possível. Quero continuar fazendo história e, para isso, precisamos jogar muito pra conquistarmos o sexto título da Liga Nacional para o Pinheiros”, finalizou o atleta de 40 anos que ainda não pensa em uma data para aposentadoria. “O fato é que estou muito bem e quero aproveitar essa condição até quando for possível”, garante o goleiro Marcão.

Na outra semifinal estão Taubaté/FAB/Unitau (SP), atual vice-campeão, e Maringá/Unimed/Unifamma (PR). A grande decisão do título está marcada para o domingo (11), às 13h. Todos os jogos serão disputados no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP). As finais da Liga serão transmitidas pelos canais SporTV, Bandsports e Band (conforme programação abaixo). Para o público, não haverá necessidade de troca de ingressos antecipadamente.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol