Siga o OTD

Handebol

Brasil surpreende e bate Portugal com gol no último segundo

Com apenas uma vitória no quatro primeiros jogos, a Seleção Brasileira entrou para enfrentar Portugal na última rodada do Grupo A do Mundial Júnior de handebol masculino sem chances de classificação para as oitavas-de-final. Mas, mesmo assim, surpreendeu o adversário, que até então era líder invicto da chave, e conseguiu a vitória por 27 a 26 com um gol marcado por Leonardo Comerlato a um segundo do final da partida.

+ VEJA A TABELA DO MUNDIAL JUVENIL DE HANDEBOL MASCULINO

Com o resultado, o Brasil se igualou aos mesmos quatro pontos da Polônia, que perdeu da Coreia do Sul por 38 a 28, mas ficou em quinto lugar por ter perdido o confronto direto que teve diante dos poloneses. Já os sul-coreanos foram os maiores beneficiados pela vitória brasileira, já que chegaram a oito pontos, ultrapassaram Portugal, que ficou com sete, e terminaram na liderança do Grupo C. A Seleção irá disputar a Presidents Cup e pode terminar de 17° a 20° lugar. O próximo confronto será contra a Sérvia, na quarta-feira (16), às 4h45 (horário de Brasília).

O técnico Washington Nunes fez uma boa avaliação do confronto de hoje. “A partida foi bem competitiva. Os meninos entraram com uma concentração bem alta e com uma disciplina tática que pedíamos desde o início da competição”, destacou. “Portugal fez uma campanha excelente na primeira fase. Estava para fechar como primeiro do grupo. Hoje foi o nosso melhor dia defensivo e conseguimos criar situações para dificultar a entrada na nossa defesa. O fato de jogarmos bem defensivamente nos deu muitas interceptações de bola e fizemos muitos gols de contra-ataque. Isso nos possibilitou jogar equilibradamente, mas sempre à frente no placar. Portugal teve dificuldade de jogar dessa forma”, continuou.

Ele conta que, no segundo tempo, a equipe conseguiu segurar a partida da mesma forma, sem deixar o ritmo cair. “Na segunda parte, a concentração continuou igual. No ataque, fizemos boas concessões e com um bom volume de finalização. No final da partida, eles fizeram uma defesa avançada e com pressão, mas soubemos administrar bem, já com o sétimo jogador em quadra, e fazer um gol importante para fechar o jogo a nosso favor”, finalizou.

O jogo Brasil x Portugal

Apesar de eliminado, o Brasil entrou na partida contra Portugal disposto a surpreender. Desde o começo, o duelo foi equilibrado. Os europeus ameaçaram abrir vantagem quando marcaram três gols seguidos e fizeram 8 a 5 com 14 minutos de jogo. Mas logo, a equipe brasileira reagiu e chegou ao empate em 10 a 10 com 19 minutos em um gol marcado por Allefer Bellan.

Aos 24, o Brasil passou a frente com um gol marcado por Gustavo Silva, que fez 12 a 11. E, aos 28, com Allefer Bellan abriu dois de vantagem: 14 a 12, placar com o qual o primeiro tempo foi encerrado.

Na etapa final, Portugal precisou de apenas três minutos para acabar com a vantagem brasileira, marcar três gols seguidos e virar para 15 a 14. As coisas voltaram a ficar boas para o Brasil quando Maycon Santanna, Edney Silva, Pedro Souza e Guilherme Borges conseguiram marcar quatro gols na sequência levando o placar, que estava em desvantagem de 17 a 16, para uma diferença de 20 a 17 a favor da Seleção Brasileira aos nove minutos.

Portugal voltou a reagir e outra vez passou a frente aos 18minutos com um gol de Oleksandr Nekrushets: 22 a 21. A partir daí, ninguém mais abriu vantagem. Os dois times trocaram gols até que Diogo Silva empatou para os portugueses a 35 segundos do fim. Mas, quando faltava apenas um para estourar o cronômetro, Lucas Comerlato marcou para o Brasil, garantindo a vitória por 27 a 26.

Gustavo Silva e Guilherme Borges foram os artilheiros do Brasil na partida com cinco gols cada. Do lado português, Francisco Pereira e Diogo Silva também marcaram cinco vezes cada um.

 

 

 

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol