Siga o OTD

Handebol

Atletas terão 16 vagas na Assembleia Geral da CBHb

Documento prevê 14 vagas para quem está na ativa e duas para quem já parou, além de paridade de gênero

Ao todo serão 16 atletas e 4 clubes eleitos (Foto: Reprodução/CBHB)

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) publicou na quinta-feira (23) edital referente ao Processo de Registro de Candidatura da Categoria Atletas para a Assembleia Geral da entidade. O documento reserva 16 vagas para a categoria com paridade de gênero.

+ Polêmico, Manoel Oliveira volta à CBHb e decide demitir treinador

Segundo o edital, as 16 vagas são dividas em três categorias, sendo oito destinadas aos atletas em atividade no handebol de quadra, seis para os em atividade no Beach Handebol e duas vagas para inativos.

Importante destacar que nos três grupos está garantida a participação mínima de 50% das vagas para mulheres, desde que ocorram inscrições. Outro ponto a ressaltar é a garantia de candidatura dos atletas já inscritos no edital anterior, caso mantenham desejo de concorrer.

Sob os termos de candidatura, o Edital descreve que todos os atletas de handebol que disputaram Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais Adulto Indoor/Beach Femininos e Masculinos, se fazem elegíveis independente ao ano de disputa.

“A participação efetiva dos Atletas no Colégio Eleitoral é um avanço legislativo extraordinário para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Estamos atrasados na adequação à Lei Pelé, mas graças a ela, está chegando o momento quando finalmente vamos poder contribuir ativamente na condução dos trabalhos da Confederação Brasileira de Handebol”, comenta Bruno Carlos de Oliveira, Presidente da Comissão de Atletas.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Uma Comissão Eleitoral Temporária será composta com membros provenientes das Comissões de Clubes e Atletas de handebol e dos Conselhos Fiscal e Administrativo e do STJD da CBHb. Essa Comissão ficará encarregada de definir quem participará da votação, como serão as eleições, a apuração e homologação dos resultados de ambas as eleições.

“Estamos buscando uma maior participação dos atletas, e também dos clubes, na Assembleia da CBHb. Assim, uma categoria que tem milhares de integrantes, poderá ser melhor representada e terá seus direitos protegidos.  Pedimos que todos os atletas e clubes prestem atenção aos prazos. É essencial a participação mais ampla e democrática possível de todos neste processo”, explica Ricardo Trade, Presidente do Conselho de Administração.

Mais em Handebol