Siga o OTD

Handebol

Brasil vence o Japão no último teste antes do Mundial

O Brasil venceu o Japão por 28 a 22 (18 a 14 no primeiro tempo) e fechou a participação na Japan Cup 2019 na terceira posição. França e Eslovênia ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. A partida aconteceu no primeiro ginásio do Yoyogi Stadium, em Shibuya, bairro de Tóquio. A Japan Cup serviu como preparação para o Campeonato Mundial Feminino de Handebol que começa no próximo sábado (30).

O Brasil entrou em quadra com uma postura bastante diferente dos jogos anteriores, demonstrando o que o técnico Jorge Dueñas havia solicitado: maior agressividade e ações mais efetivas no ataque. Defensivamente a Seleção também mostrou mais organização e encaixou bem o jogo.

“Hoje era um jogo importante porque era o último antes de jogar em Kumamoto. Penso que a equipe esteve no nível que esperávamos porque acertou muito mais a defesa e também fizemos um bom primeiro tempo no ataque, com muita variedade e com todas as jogadoras marcando gols. Para o treinamento na próxima semana vamos trabalhar porque tivemos alguns jogos ruins e alguns de mais confiança. Hoje era um jogo difícil porque elas têm uma forma de jogar complicada e fomos capazes de adaptar-nos e defender bem, o que era muito importante para pegar confiança na defesa porque nos jogos anteriores não tivemos. Levamos acima dos 30 gols e hoje ficamos mais na realidade”, analisou o técnico.

O jogo

Defendendo muito melhor do que nas duas primeiras partidas na competição, o Brasil colocou o Japão em dificuldades em diversas vezes nos primeiros 30 minutos. Conseguindo se postar melhor na defesa, a Seleção Brasileira conseguiu mais contra-ataques e, um pouco antes da metade do primeiro tempo, já vencia por três gols de vantagem. Na segunda parte da primeira etapa bastou manter o ritmo e as brasileiras foram para o intervalo vencendo por 18 a 14.

No segundo tempo, com uma boa atuação ainda nos primeiros minutos, o Brasil abriu 21 a 16 e obrigou a parada na partida. Na volta, a Seleção Brasileira seguiu com a boa postura do lado defensivo, manteve o aproveitamento dos arremessos e deixou a diferença ainda maior, com 24 a 17. Na reta final, bastou controlar o ritmo para que a vitória viesse por 28 a 22.

Últimos preparativos para o mundial

O técnico brasileiro ainda avaliou a participação da equipe na Japan Cup. “Perdemos os primeiros jogos e isso foi importante para analisar o futuro. Saímos mais confiantes. Os primeiros jogos nos mostraram alguns problemas que temos e que podemos melhorar durante esta semana. Esta manhã estive falando sobre isso com as jogadoras. Se tivéssemos ganhado todos os jogos poderia ser bom, mas também poderia trazer excesso de confiança. Esta semana vamos ver o que temos que ajustar e o que fazemos bem, mas temos que ter humildade no trabalho e saber que cada jogo é diferente e estarmos bem concentrados para jogar bem o Mundial.”

Mais em Handebol