Siga o OTD

Handebol

Brasil massacra Estados Unidos na estreia do Pan-Americano

O Brasil não deu a menor chance para os Estados Unidos na estreia do Campeonato Pan-Americano de handebol feminino, torneio que classifica os três primeiros colocados para o Mundial e que está sendo disputado em Buenos Aires, na Argentina. Contra as americanas, a Seleção Brasileira dominou completamente o adversário desde os primeiros minutos e não correu nenhum risco. Mesmo com o técnico Sérgio Graciano revezando as jogadoras ao longo da partida, o ritmo não caiu e o resultado foi um massacre: 42 a 10. Clique no vídeo acima para assistir a íntegra de Brasil x Estados Unidos.

+ Veja a tabela completa do Pan-Americano de handebol feminino

Graciano analisou positivamente a estreia da equipe e disse que o time soube fazer a leitura do jogo de forma rápida. Isso facilitou a elasticidade do placar. “A partida começou mais ou menos equilibrada, mas conseguimos rapidamente saber as trajetórias da equipe dos Estados Unidos e dificultar o jogo delas, roubar a bola e dar mais profundidade na defesa. Nossas goleiras tiveram menos trabalho porque conseguimos interceptar bastante bolas e fazer contra-ataques. Com isso, criamos grandes chances de fazer gol de um contra o goleiro e conseguimos um bom placar.”

Ele afirma que o resultado saiu como o esperado e agora o time tem que manter a estratégia para a sequência do campeonato. Amanhã, o Brasil enfrenta a Colômbia, às 20h. “O resultado foi dentro do que propusemos para esse primeiro jogo. Amanhã a proposta é a mesma. Tentar tirar as linhas de passe do adversário, não deixá-las jogar e tentar fazer o máximo de gols possíveis em contra-ataque”, antecipou Graciano.

A central Ana Paula concordou com o treinador com relação à estratégia de jogo. “Acho que foi um bom jogo. Fizemos o trabalho que nos propusemos de uma boa maneira. Acho que foi uma partida com muita defesa e contra-ataques. Não fizemos muito mais que isso. Tivemos poucos ataques posicionais. Vamos entrar para jogar da mesma maneira com todos os adversários. Não vamos subestimar a nenhuma Seleção.”

Ela deixou claro o objetivo da equipe de sair da competição com o primeiro lugar. “Viemos conquistar o primeiro lugar. Queremos ganhar. Sabemos que vai ser difícil. Há outras boas equipes, mas vamos lutar até o final para sair daqui com o troféu”, acrescentou.

O Brasil volta a jogar nesta segunda-feira às 20h contra a Colômbia, que foi derrotada pelo Paraguai na estreia por 35 a 17 depois de conseguir manter o jogo equilibrado apenas nos 20 minutos iniciais. Depois disso, as paraguaias deslancharam, foram abrindo vantagem até vencer por 18 gols de diferença.

“Temos que corrigir a parte mental porque fisicamente estamos muito bem e podemos enfrentar as partidas de uma forma melhor. Sabemos que o Brasil é muito difícil, mas trataremos de dar o melhor para fazer uma boa partida”, afirmou a goleira Maria Estrada Castaño, da Colômbia.

Além de Brasil, Estados Unidos, Paraguai e Colômbia, Porto Rico faz parte do Grupo A. A equipe portorriquenha folgou neste domingo e estreia nesta segunda contra as americanas às 13h30.

Pelo Grupo B, a Argentina foi o destaque ao derrotar Guatemala por 43 a 14. Na outra partida, o Chile fez 33 a 11 sobre a República Dominicana. Nesta segunda-feira, Uruguai estreia na competição contra a Guatemala às 15h30, enquanto a Argentina pega o Chile às 18h.

 

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol