Siga o OTD

Handebol

 

Brasil bate Portugal e é campeão do Torneio Quatro Nações

Brasil x Portugal [event_results 15369]

A Seleção Brasileira conquistou neste domingo o título do Torneio Quatro Nações, disputado em São Bernardo do Campo, que serve de preparação para a disputa do Campeonato Pan-Americano de handebol feminino, competição em que a equipe comandada pelo técnico interino Sérgio Graciano vai tentar a classificação para o Mundial. A partida contra Portugal foi a mais difícil das três realizadas no ABC, mas o Brasil conseguiu sair com a vitória por 35 a 29 para assegurar a conquista.

Sérgio Graciano manteve o revezamento que fez ao longo de toda a competição. Com 21 jogadoras à disposição, ele trocou todo o time a cada 15 minutos para dar ritmo a todo o elenco. O Brasil teve dificuldades no começo da partida, quando Portugal chegou a liderar o placar e a abrir dois gols de diferença. Aos poucos, no entanto, a equipe brasileira retomou o controle da partida, conseguiu deslanchar e abriu quatro gols no intervalo.

Na segunda etapa, as brasileiras seguiram com os contra-ataques com velocidade, principalmente explorando as pontas, e conseguiram manter a vantagem por volta dos cinco gols o tempo todo. O revezamento das equipes foi mantido, permitindo, assim, ao treinador seguir com a avaliação que precisa para definir as atletas que seguirão para o Pan-Americano.

Com uma energia importante da torcida brasileira durante toda a competição, Graciano gostou muito da primeira experiência como técnico interino da Seleção. “Todo técnico tem como sonho e objetivo estar à frente da Seleção. Tenho muito orgulho de poder fazer parte do processo, estar em um torneio muito bem organizado como esse e com o público que veio torcer. Temos ainda um trabalho pela frente, visando o Pan-Americano e vamos ter bastante coisa para fazer ainda”, comentou.

O Torneio Quatro Nações começou na sexta-feira, apenas dois dias depois das jogadoras se apresentarem em São Bernardo do Campo para começar os treinamentos. Apesar do pouco tempo de trabalho com Sérgio Graciano, o Brasil venceu com muita facilidade os dois primeiros jogos: 40 a 13 sobre o Chile na sexta e 36 a 9 sobre a República Dominicana no sábado.

Com um placar mais igualado do que nos primeiros dias, o Brasil precisou se acertar em alguns fundamentos para faturar a vitória. Porém, a dificuldade um pouco maior diante de Portugal foi positiva para que o técnico pudesse analisar diferentes aspectos. “Hoje a nossa primeira equipe não defendeu bem. No segundo tempo melhorou um pouco, mas ainda esteve abaixo do que esperamos delas defensivamente. A partir de quarta-feira teremos 16 atletas e começaremos a misturar as atletas e implantar a equipe ideal defensiva. Até aqui tivemos três grupos de trabalho e a partir de agora vamos trabalhar com a Seleção Brasileira”, disse Graciano, explicando o sistema que tem sido utilizado desde o início da fase.

A armadora Duda Amorim, como uma das mais experientes do time, também fez uma avaliação crítica sobre a atuação brasileira. “Acredito que hoje a nossa defesa deixou a desejar. Não foi um trabalho muito bom. Mas, é um novo ciclo que está vindo. Temos muitas meninas com talento, mas precisamos de muito trabalho juntas. O Graciano já está buscando isso e acho que com a chegada do Jorge Dueñas (técnico espanhol que assumirá a Seleção a partir de agosto) e a implementação de um trabalho mais coletivo vai ser bom para nós. Agora para o Pan acredito que temos equipe e energia para nos classificarmos. Isso é o mais importante. E, mais para a frente continuamos o resto do trabalho.”

Brasil e Portugal voltam a se encontrar nesta terça-feira (13), às 19h30, no mesmo local, em um amistoso que ainda faz parte da preparação da equipe nacional para o Pan.

Gols do Brasil: Jéssica Quintino (6), Bruna (5), Samira (5), Ana Paula (4), Duda (3), Deonise (3), Amanda (2), Larissa Araujo (2), Mayara (2), Mariana Costa (2) e Regiane (2). Gols de Portugal: Mariana (8), Soraia (4), Sandra (3), Erica (3), Claudia (3), Maria (3), Cristiana (1), Patricia (1) e Adriana (1).

[event_list title=”Torneio Quatro Nações de handebol feminino” team=”0″ league=”6679″ season=”5784″ venue=”0″ status=”default” date=”default” day=”” number=”6″ order=”default” columns=”event,teams,time” show_all_events_link=”0″ align=”none”] [league_table id=”15373″ title=”” number=”5″ columns=”pts,p,w,pw,pl” show_team_logo=”1″ show_full_table_link=”0″ align=”none”]

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia Jornalista esportivo desde 1997 com experiência em coberturas de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, Mundiais, Jogos Pan-Americanos e muito mais. Teve passagens por ESPN, Portal Terra, TV Gazeta, Gazeta Esportiva, Agora São Paulo e Agência Estado

Mais em Handebol