Siga o OTD

Handebol

Duda Amorim brilha, supera marca de 500 gols na Champions e classifica o Gyori

A brasileira Duda Amorim foi a grande estrela da classificação do Gyori, da Hungria, para a semifinal da Champions League de handebol feminina. Além da contribuição de costuma na defesa, a armadora jogou muito no ataque, marcando sete gols para ser a artilheira da partida que seu time venceu o Metz, da França, por 28 a 22. O detalhe é que ela alcançou esse número em apenas oito arremessos tentados, ou seja, teve aproveitamento de 88%.

Duda Amorim se aproveitou do fato das goleadoras da equipe, a norueguesa Nora Mork e a húngara Anita Gorbicz, estarem muito marcadas para brilhar. Mork só conseguiu fazer três gols, enquanto Gorbicz fez três.

O curioso é que o único arremesso de Duda Amorim defendido pela goleira adversária foi o primeiro que ela tentou. O jogo havia começado há pouco mais de dois minutos e o Metz vencia por 1 a 0 quando Laura Gouser evitou o gol da brasileira.

Depois disso, aos seis minutos, foi graças a um gol de Duda Amorim que o Gyori passou pela primeira vez na frente do placar e passou a vencer por 2 a 1. Este gol foi histórico. Foi o de número 500 da brasileira, que completou 121 partidas pela Champions League desde que estreou na competição em 2006. Veja vídeo sobre o recorde alcançado pela armadora.

A próxima vez que a equipe húngara balançou a rede foi de novo com a brasileira, mantendo-se na frente do marcador por 3 a 2. Aos 13min, Duda Amorim marcou mais um, abrindo 6 a 3 para o Gyori. A esta altura, a equipe já conseguia impor seu melhor jogo e a dar mostras de que conseguiria reverter o placar do primeiro jogo, realizado na França domingo passado, quando foi derrotada por 32 a 31.

Pouco depois de ter marcado seu terceiro gol, Duda Amorim cometeu uma falta técnica. Mas não se incomodou com isso e continuou mandando muito bem no ataque. Aos 19, fez seu quarto gol e fez o Gyori abrir para 9 a 5. A diferença no placar era justamente o número de gols marcado pela brasileira até então.

O Metz reagiu e começou a encostar no marcador. Duda Amorim acabou cometendo mais uma falta técnica e a diferença caiu para apenas um gol: 10 a 9. No momento mais complicado, a brasileira voltou a mostrar sua força e marcou dois gols quase seguidos, fazendo o Gyori abrir 13 a 10 e respirar novamente.

O primeiro tempo acabou 17 a 11 para o Gyori, mas, no último minuto da etapa, Duda Amorim acabou sendo premiada com um cartão amarelo.

Depois dos seis gols marcados no primeiro tempo, Duda Amorim marcou mais um no começo da etapa final, abrindo 19 a 13 para o Gyori.

Um pouco mais para a frente, Duda Amorim sentiu uma lesão muscular e teve que ser atendida pelo departamento médico do Gyori. A jogadora, no entanto, tratou de descartar a hipóteses de ter sofrido uma lesão mais séria. “Era apenas uma cãibra”, garantiu.

A partir daí, os gols foram mais divididos. Anita Gorbicz, Yvette Broch e Cornelia Groot chamaram a responsabilidade para fechar a vitória por 28 a 22 e garantir a presença da equipe húngara no Final 4.

“Tivemos um jogo horrível na França, mas sabíamos que não poderíamos jogar mal duas vezes. Mas também sabíamos que se pudéssemos aumentar nosso jogo em 30% teríamos uma boa chance “, disse Duda Amorim. “Fizemos mais do que isso: acho que melhoramos 100%”.

Além do Gyori, garantiram a classificação para a fase final da Champions League de handebol feminino o Vardar, da Macedônia, time da goleira brasileira Mayssa Pessoa, que venceu o Midtjylland, da Dinamarca, por 26 a 24, o Buducnost, de Montenegro, que eliminou o Larvik, de Gabriela Moreschi, com uma vitória por 35 a 30, e o atual campeão, CSM Bucuresti, da Romênia, que bateu o Ferencvaros, da Hungria, por 27 a 26 para se classificar.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol