Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana D’Andrea conquista a prata na Copa do Mundo de Dubai

Atual campeã mundial, Mariana D’Andrea ergue 146kg e fica com a prata na Copa do Mundo de Dubai

Mariana D'Andrea antes de competir na Copa do Mundo de Dubai de halterofilismo
(Foto: Cris Mattos/CPB)

A brasileira Mariana D’Andrea conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo de halterofilismo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta terça-feira (05). Competindo na categoria até 79kg, ela ergueu 146kg e ficou em segundo lugar, atrás da chinesa Miaoyu Han, que igualou o recorde mundial com 151kg. Caroline Fernandes e Bruno Carra também competiram no dia.

Voltando ao palco onde conquistou seu primeiro título mundial há sete meses, Mariana D’Andrea teve duas tentativas válidas e uma errada na Copa do Mundo. Ela obteve sucesso em 141kg e em 146kg, mas falhou para 152kg, que lhe daria o novo recorde mundial. A chinesa Miaoyu Han levou a medalha de ouro com 151kg, igualando a marca obtida por Mariana no Mundial do ano passado.

Além de ser a atual campeã mundial, Mariana foi medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 e nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Ela é uma das grandes estrelas do paradesporto brasileiro e do halterofilismo mundial. Atualmente, lidera o ranking de classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

Outros brasileiros

Outra brasileira em ação na categoria até 79kg, Caroline Fernandes Alves terminou na sexta colocação, com 115kg. Ela teve apenas a primeira tentativa válida e depois falhou para 120kg e 121kg. Um total de dez atletas participaram do grupo A da prova, sendo que as brasileiras foram as únicas representantes das Américas. A algeriana Nacera Merar foi bronze, com 130kg.

Já entre os homens, Bruno Carra terminou em quinto lugar na disputa da categoria até 54kg, marcando 152kg. Ele ainda teve falhas para 155kg e para 156kg. O chinês Jinglang Yang levou o ouro, com 180kg, enquanto o vietnamita An Nguyen Binh, com 179kg, e o cazaque David Degtyarev, com 171kg, completaram o pódio. Oito atletas competiram na prova.

Seis medalhas

Dessa forma, o Brasil chegou a seis medalhas na Copa do Mundo de Dubai, sendo um ouro, quatro pratas e um bronze. O único ouro foi obtido por Tayana Medeiros (86kg). As pratas vieram com Lara Lima (41kg), João França (59kg), Fátima Castro (67kg) e Mariana D’Anrea (79kg), enquanto o bronze foi obtido por Maria Rizonaide (50kg).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia