Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maria de Castro e José Arimateia vão ao pódio no halterofilismo

José Arimateia levou a prata (-97kg) e Maria de Fátima Castro (-67kg) ficou com o bronze nas finais do halterofilismo no Parapan de Santiago

José Arimateia Lima nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Ricardo Moreira/Exemplus/CPB)

O Brasil ganhou mais duas medalhas nas finais do halterofilismo dos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023. Na categoria até 67kg feminina, Maria de Fátima Catro levou a medalha de bronze. Em seguida, José Arimateia Lima ganhou a prata na até 97kg masculino, conquistando a nona medalha brasileira na modalidade em Santiago.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na disputa da -67kg feminina, Maria de Fátima Castro pediu 110kg para iniciar a competição. A brasileira não completou o movimento na primeira rodada, mas acertou na sua tentativa para já assegurar a medalha de bronze. Em seguida, Maria de Fátima pediu 122kg na terceira rodada, mas não conseguiu completar o movimento, ficando com a marca anterior.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Bruno Carra e João França Júnior fazem dobradinha no halterofilismo
+ Mariana D’Andrea dedica ouro no Parapan a seu pai
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A colombiana Bertha Cecilia Fernandez e a méxicana Amalia Perez Vasquez travaram uma disputa acirrada pela medalha de ouro. Ao final, Bertha Fernandez foi quem terminou em primeiro lugar com 130kg, estabelecendo um novo recorde das Américas. Amalia Perez levou a prata, com 127kg.

José Arimateia leva a prata

Em seguida, foi realizada a final da -97kg masculina. José Arimateia Lima e o colombiano Fabio Torres estavam em um nível acima dos adversários e praticamente garantiram as duas primeiras posições após a primeira rodada. O brasileiro ergeu 200kg para abrir a competição. Na segunda rodada, José Arimateia pediu 206kg, mas não conseguiu validar a marca. Fechando a final, o representante do Brasil pediu os 213kg, porém novamente não validou a tentativa, encerrando com os 200kg como única marca válida.

Fabio Torres levantou 215kg na terceira rodada para garantir o ouro. Já o bronze ficou com o mexicano Juan Antonio Ramirez, que levantou 158kg para terminar a final em terceiro lugar.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia