Siga o OTD

Golfe

Sul-coreano Jinbo Ha sai na liderança do Faldo Series

O sul-coreano Jinbo Ha, que vive em São Paulo, jogou uma rodada de 67 tacadas nesta sexta-feira para liderar o Faldo Series South America Championship, a final sul-americana do Faldo Series, circuito juvenil mundial criado pelo campeão britânico Sir Nick Faldo. O evento acontece no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais (PR), com organização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e do clube.

“Não acho o campo difícil, e ele estava mais fácil hoje”, disse Jinbo, referindo-se ao dia sem ventos fortes. Em julho do ano passado, foi nesse mesmo campo que ele derrotou o gaúcho Rohan Boettcher no playoff para vencer o Brasileiro Juvenil.

A disputa promete ser intensa nos próximos dias – já a partir deste sábado, quando acontece a terceira rodada. Dois competidores de peso estão uma tacada atrás do sul-coreano: o gaúcho Herik Machado, número 1 do Brasil, e o paranaense Ulisses Toledo Junior, ambos com 68 tacadas.

Dois golfistas recém-chegados à categoria juvenil dividem a 4ª colocação da categoria geral: Thomas Choi (SP) e Andrey Xavier (RS), com 70 tacadas. Ambos já foram campeões brasileiros pré-juvenis no mesmo local da disputa do Faldo, o Alphaville Graciosa Clube – Thomas em 2015, e Andrey em 2016.

“Ainda tem muito jogo pela frente”, disse Herik, que pela manhã, antes do jogo, passou por uma avaliação completa com o treinador nacional da CBG, Luiz Felipe Miyamura, utilizando os equipamentos de alta tecnologia adquiridos pela entidade em convênio com o Ministério do Esporte. A CBG está deixando os aparelhos à disposição dos atletas durante toda a competição. “É muito importante que os golfistas passem pelas análises, pois depois terão uma boa base de dados para comparar sua evolução no futuro”, disse Miyamura.

Demais categorias – Estão em disputa diversas categorias divididas por idade. O campeão de cada uma delas ganha o direito de disputar a final mundial da Faldo Series, em local ainda a ser anunciado. Na categoria de 19-21 anos masculina, Jinbo, Toledo Junior e Herik repetem as mesmas posições da categoria geral.

Entre os competidores de 17-18 anos, a liderança está com o gaúcho Gabriel Velasco, com 71, seguido por Lucas Park (SP), com 72, e Daniel Celestino (PR), com 74. Choi e Andrey lideram a categoria de 14-16, seguidos por três competidores com 73 tacadas: Sebastian Thrane (SP), Guilherme Grinberg (SP) e João Vitor Toledo (DF).

No feminino, Lauren Grinberg (SP), atual campeã brasileira juvenil, saiu na frente com 75, seguida por Laura Caetano (DF), com 76, e Luiza Caetano (DF), com 79. Ana Beatriz Cordeiro (PR), campeã brasileira pré-juvenil no ano passado, está na frente entre as golfistas de 14-16 anos, com 76 tacadas. Beatriz Junqueira (RF)

Mini Faldo – Acontece também no Alphaville a disputa do Mini Faldo Series 2017, um incentivo aos jovens golfistas a participar de um evento de peso. Renato da Silva Filho (PR) começou na frente na categoria 12-13 anos, com 76 tacadas, seguido por Gabriel Gallego (PR), com 78, e Marcos Park (SP), com 80. Pedro Miyata jogou 86 para liderar a de até 11 anos, com Lucas Medeiros (SP) em segundo, com 89, e Aaron Reginato (Venezuela), com 92. Meilin Hoshino está na frente no Mini Faldo feminino, de até 13 anos, com 97,seguida por Luiza Rudy, com 114.

Medalhas em jogo – Além da chance de representar o Brasil na final mundial do circuito criado pelo golfista campeão Sir Nick Faldo, os campeões de todas as categorias receberão também um prêmio inédito no golfe brasileiro: medalhas do programa Gols pela Vida, do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). O programa de responsabilidade social criado pelo Complexo Pequeno Príncipe produziu 1.283 medalhas exclusivas em ouro, prata e bronze, uma para cada gol que o Rei Pelé fez na carreira. Cada campeão da Faldo Series e do Mini Faldo receberá uma medalha única e exclusiva.

Entrada gratuita – A entrada para o público que quiser acompanhar ao vivo a disputa do Faldo Series South America Championship é gratuita, mediante cadastro prévio. Os interessados em comparecer ao clube devem enviar um email para marketing@clubealphaville.com.br com o nome completo, número de documento de identidade, e dias que assistirá o evento. O acesso será liberado na portaria, mediante apresentação do documento previamente informado no email.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Golfe