Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Natália Gaudio se destaca e Brasil faz três finais em Portugal

divulgação

Conjunto está nas duas decisões por aparelho em Portimão, Portugal, e Natália Gaudio coloca país pela primeira vez em uma final do individual

O Brasil está garantido em três finais da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão, em Portugal. Neste domingo (13), na decisão por aparelhos, o Conjunto nacional disputa a série de cinco arcos e a de três bolas e duas cordas. Já Natália Gaudio colocou o País pela primeira vez em uma final do individual em uma etapa de Copa do Mundo ao se classificar para a decisão da fita.

Os resultados demonstram o crescimento da ginástica rítmica brasileira, que cada vez mais se faz presente entre as grandes potências do esporte. Esta é a segunda Copa do Mundo em sequência disputada pelo País. Na semana passada, as Seleções estiveram em Guadalajara, na Espanha, quando o Conjunto também competiu na final de cinco arcos.

A primeira disputa deste sábado foi para as atletas do individual. Natália Gaudio somou 13,000 nas maças, mas foi na fita que veio o melhor desempenho. Com 15,800 pontos, a capixaba garantiu a quarta colocação e a vaga histórica para a final. “Este é um momento em que o Brasil se sente honrado. Depois de tanto trabalho, tantas décadas, uma ginasta do individual consegue ir para a final de uma Copa do Mundo e em quarto lugar. Isso significa que estamos trabalhando muito para isso. Estamos no caminho certo. E, o principal é que todo mundo pode ter sua chance. Esse código novo para este ciclo é um código em que todo mundo pode arriscar. Quem arrisca mais e faz melhor tem grande chance de ir para a final”, destacou a técnica Monika Queiroz.

O individual conta também com a presença de Bárbara Domingos, que hoje somou 12,150 nas maças e 14,300 na fita. A jovem atleta também mostrou evolução com relação a Guadalajara.

O Conjunto fechou a disputa do all around na sexta posição e se classificou para a final de três bolas e duas cordas, com 16,150 em quinto lugar. Ontem a equipe já havia garantido vaga na decisão dos cinco arcos.

O desempenho do segundo dia agradou a treinadora Camila Ferezin.

“Hoje elas competiram melhor. Tivemos duas falhas, mas no geral conseguimos superar a fase difícil que foi ontem, e hoje elas entraram mais confiantes na quadra. Estamos na segunda competição com este grupo e acredito que estamos no caminho certo. Precisamos de tempo e experiência e amanhã será mais uma oportunidade para o grupo crescer neste sentido”, resumiu.

A programação de amanhã tem início às 11h (horário de Brasília) com o Conjunto de cinco arcos. Às 12h45 é a vez da segunda decisão do conjunto e, por último, às 13h25, será q disputa por medalhas da fita no individual.

Programação
*Horário de Brasília

Domingo (13)
11h – Final conjunto cinco arcos
12h40 – Final individual arco e bola
12h45 – Final conjunto três bolas e duas cordas
13h25 – Final individual maças e fita
14h25 – Premiação por aparelhos individual e conjunto

Mais em Ginástica Rítmica