Siga o OTD

Santiago 2023

Nicole Pircio representa espírito de equipe da GR que encantou Pan

Capitã da equipe representa o esporte que mais tocou o hino nacional nos pódios de Santiago-2023

Nicole Pircio Ginástica Ritmica jogos pan-americanos Santiago
ESPÍRITO DE EQUIPE

Santiago – A Ginástica Rítmica foi o esporte que mais conquistou ouros neste edição de Jogos Pan-Americanos. Portanto é natural que uma de suas atletas represente a delegação brasileira no encerramento. Nicole Pircio foi escolhida como porta-bandeira do Time Brasil para a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Ela desfilará com Hugo Calderano, tricampeão no individual, ouro por equipes e prata nas duplas do tênis de mesa.

+ Brasil bate recordes no Pan de Santiago-2023 e consolida top-2

Nicole Pircio foi a capitã da equipe que conquistou três ouros em Santiago. O país foi pentacampeão do conjunto geral de 1999 até 2015, mas perdeu o título para o México em Lima-2019. Mas o domínio em Santiago-2019 foi completo, com três ouros no conjunto e cinco no individual. Primeiro veio o ouro no conjunto geral, seguido do título nos cinco arcos. Finalmente, o terceiro ouro veio na última apresentação de “Smile” na prova mista de três fitas e duas bolas.

Ginastica Ritmica do Brasil dominou os Jogos Pan-Americanos

A ginástica foi o principal destaque para os resultados do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2023, com oito ouros em oito provas. Além disso, todas as provas individuais contaram com dobradinha brasileira, que terminou a campanha com treze medalhas, incluindo quatro pratas e um bronze.

Desta maneira, a Confederação Brasileira de Ginástica pode escolher uma de suas atletas para ser a representante feminina no desfile. Bárbara Domingos, a Babi, maior medalhista de Santiago-2023, teria sido uma escolha igualmente louvável, porém a escolha de Nicole recaiu para enfatizar o espírito de equipe na ginástica rítmica, um esporte em que todas treinam juntas durante o ano todo e o coletivo é a chave para o sucesso.

Nicole entrou na equipe em 2019 e nunca mais saiu. Maria Eduarda Arakaki torceu o tornozelo, mas competiu o Mundial machucada. Poupada portando de Santiago-2023, Nicole assumiu a função com muito louvor. Com a lesão de Duda Arakaki, capitã do time no Mundial de 2019, ela assumiu a função com louvor.

“Sou a porta-bandeira do Time Brasil, estou muito feliz e muito honrada por ter sido escolhida. A Ginástica Ritmica fez um feito histórico e um trabalho lindo durante todo esse ano. Conseguimos sair com todos os ouros dos Jogos Pan-Americanos, então é merecido a ginástica ritmica ser essa representante”, comentou Nicole Pircio na Casa Brasil neste domingo (5).

Um ano histórico para a ginástica rítmica

O domínio em Santiago corou um ano formidável para o Brasil na ginástica ritmica. Em agosto, o Brasil ficou em sexto lugar no Mundial de Valência, garantindo de forma antecipada a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Na final simples, as atletas beliscaram uma medalha, mas perderam para a Itália no desempate terminando em quarto lugar.

Em março, na Copa do Mundo de Atenas, o Brasil conquistou a primeira medalha da história na prova geral. Alguns meses depois, na Copa do Mundo de Cluj-Napoca, na Romênia, o Brasil conquistou o ouro na prova do conjunto misto e bronze na prova geral.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Santiago 2023