Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Bárbara Domingos vai à final do invididual geral no Mundial e faz história

Babi Domingos fica em 13º e se torna a primeira brasileira a avançar à final do individual geral em campeonatos mundiais

Bárbara Domingos vai à final do individual geral no Mundial de ginástica rítmica
(Simone Ferraro/CBG)

O Brasil está na final do individual geral no Campeonato Mundial de ginástica rítmica em Kitakytushu, no Japão, pela primeira vez na história! Nesta quinta-feira (28), Bárbara Domingos e Ana Luísa Neiva competiram nas classificatórias da fita e das maças e não avançaram às finais por aparelho. Mas Babi garantiu vaga na decisão do individual geral e se tornou a primeira ginasta brasileira a alcançar o feito.

Depois de conseguir ótimas notas na bola e no arco, Bárbara Domingos teve desempenho semelhantes nos outros dois aparelhos. Na fita, Babi deu show e obteve 20.500, terminando em 14º lugar, enquanto nas maças ela foi a 17ª colocada geral, com a nota de 22.500. Desta forma, ela somou 69.800 pontos e garantiu a classificação para a final do individual geral na 13ª colocação, a melhor das Américas. Vale lembrar que as 18 primeiras avançam.

Já Ana Luísa Neiva, fazendo sua estreia em campeonatos mundiais da modalidade, não conseguiu manter o mesmo desempenho do primeiro dia. Na fita, ela tirou 17.200 e terminou na 38ª colocação geral, enquando nas maças, a brasileira conseguiu 17.850, ficando com a 51ª posição. Assim, ela terminou em 35º na classificação do individual geral, com 60.900.

Histórico

O melhor resultado anterior do Brasil no atual formato de competição havia sido obtido pela própria Bárbara, no Mundial de 2019, em Baku, quando conseguira a 31ª posição. Em toda a história da competição, a colocação mais avançada obtida por uma brasileira pertence a Inês Oliveira, no Mundial de 1975, em Madrid. Num sistema de pontuação diferente, com nota máxima de 10, ela somou 33,300, e conseguiu uma excelente 16ª posição no individual geral. As ginastas se apresentavam uma única vez para a competição do individual geral, com as notas já valendo para a classificação final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Estou me sentindo muito feliz. Não caiu a ficha ainda a respeito da importância desse resultado. É tudo muito novo, mas tenho a certeza de que isso é resultado de um trabalho muito intenso nosso. Não só meu, mas de toda uma equipe técnica atrás de mim. Sem eles, com certeza não estaria no nível em que estou hoje. Querendo ou não, estar entre as 18 melhores do mundo… Não tem o que dizer”, celebrou Babi.

Programação

Bárbara Domingos volta a entrar em ação neste sábado (30) no Mundial de Kitakyushu de ginástica rítmica, para a disputa da final do individual geral. No dia anterior, será a vez da seleção brasileira disputar a final dos conjuntos (geral), enquanto no domingo (31), o conjunto do Brasil volta para a decisão por aparelhos.

Mais em Ginástica Rítmica