Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Com Domingos e Gaudio, Brasil começa bem no Mundial de Baku

Na qualificação da bola, Barbara Domingos alcança maior nota da carreira, enquanto Natalia Gáudio faz ótima série. Nesta terça (17), disputam a eliminatória do arco do Mundial de Baku

Barbara Domingos - Mundial de Baku de Ginstica Rtmica em Baku - Foto Ricardo BufolinCBG
Foto: Ricardo Bufolin / CBG

A Ginástica Rítmica do Brasil começou muito bem sua participação no 37º Campeonato Mundial de Baku da modalidade, que está sendo disputado na Arena Nacional de Ginástica (MGA) de Baku, no Azerbaijão. As duas brasileiras do individual, Natalia Gáudio e Barbara Domingos, tiveram uma ótima participação na qualificação da bola. Barbara alcançou a nota 19,100, a maior de sua carreira, enquanto Natalia fez uma série sem erros, que lhe rendeu 18,100.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Estes resultados deixam Barbara Domingos provisoriamente na 25ª colocação, uma abaixo da linha de corte das 24 ginastas que avançarão para a final do Individual Geral, que está marcada para sexta-feira (20). Após este primeiro dia, Natalia Gáudio ocupa a 39ª posição.

Nesta terça-feira (17), as duas voltam a competir, desta vez na qualificação do arco. Barbara entrará na quadra às 5h24 (horário de Brasília), enquanto Natália fará sua apresentação às 5h30. Ainda nesta terça, serão realizadas as duas primeiras finais, no arco e bola, a partir das 12h30.

Na quarta-feira (18) participam da prova da fita e na quinta-feira (19) disputarão o último aparelho, as maças. As três melhores notas irão definir as 24 classificadas para o individual geral e destas, as 16 melhores estarão classificadas para a Olimpíada de Tóquio-2020.

Ao final de sua série, Barbara Domingos não conseguia conter a alegria pela ótima apresentação. “Está difícil até para falar. Estou muito feliz, acho que a nota condiz com o que eu fiz na quadra. Eu já tinha dito que meu sonho era tirar um 19, estava batalhando por isso. E vir esta nota logo em um Mundial é muita felicidade. Acho que tenho condições de crescer mais na competição”, explicou Barbara, lembrando que fez uma mudança na série da bola antes de iniciar as participações nas Copas do Mundo.

“Eu competi com outra música nos Jogos Pan-Americanos e um dia antes de viajarmos para a Copa do Mundo de Kazan, decidimos mudar a música. Os movimentos continuaram os mesmos, só com algumas trocas, mas acho que isso valorizou muito a série. Ficou mais com a minha cara e público gostou também”, disse a ginasta, que se apresentou ao som de “Je Suit Malade”.

O bom desempenho na estreia também deixa Barbara confiante para a qualificação do arco. “Foi outro aparelho onde fizemos algumas mudanças. Estou confiante. É um aparelho que eu gosto bastante, então a expectativa é também obter uma boa nota”, afirmou.

Natália Gáudio também deixou a Arena Nacional de Ginástica bastante satisfeita com sua performance. “Por ser a estreia, é muito importante começar bem, para manter esta consistência nos próximos dias. A bola é justamente o aparelho que é mais difícil para mim, e até por conta disso acabei treinando mais nestes últimos meses, pois fizemos modificações para poder subir a nota e deu certo. Na bola foi a melhor nota que tive no ano, além de ter tirado 18,500 na fita na Copa do Mundo de Portugal, e 18,300 no arco no Pan. Agora, falta uma grande nota nas maças”, analisou a ginasta, que também demonstra confiança para a qualificação do arco.

“Este é um aparelho que gosto muito, é uma das séries em que eu desfruto mais. Mas ao mesmo tempo preciso tomar cuidado para não perder o foco após esse dia positivo. Tem que manter a concentração, embora seja difícil, pois é um aparelho por dia, o que nos obriga a fazer todo este processo de preparação constantemente”, disse Natalia.

Programação do Mundial de Baku de Ginástica Rítmica

Terça-feira (17) – Qualificação individual bola + arco
5h24 – Barbara Domingos – arco
5h30 – Natalia Gáudio – arco
12h30 – Final individual arco
13h05 – Final individual bola

Quarta-feira (18) – Qualificação individual maças + fita
5h16 – Barbara Domingos – fita
5h22 – Natalia Gáudio – fita

Quinta-feira (19) – Qualificação individual maças + fita
8h18 – Barbara Domingos – maças
8h24 – Natalia Gáudio – maças
12h30 – Final individual maças
13h05 – Final individual fita

Sexta-feira (20)
7h30 – Final individual geral
Sábado (21) – Qualificação Conjunto
9h46 – Cinco Bolas
10h38 – Mista (3 arcos e 2 pares de maças)

Domingo – Finais Conjunto
7h30 – Final Cinco Bolas
8h15 – Final Mista (3 arcos e 2 pares de maças)
Obs: Horário de Brasília

Brasil no Mundial de Baku de Ginástica Rítmica

Individual

Barbara Domingos
Natalia Gáudio
Conjunto
Beatriz Linhares
Camila Rossi
Deborah Medrado
Nicole Pírcio
Vitória Guerra
Reservas
Maiara Candido
Maria Eduarda Arakaki

Treinadoras
Camila Ferezin (Conjunto)
Bruna Martins (Auxiliar-técnica do Conjunto)
Marcia Naves (Individual)
Monika Queiroz (Individual)

Fisioterapeutas
José Nivaldo Andrade
Paulo Marcio

Médico
Reuthemann Madruga

Árbitros
Leonardo Paliot Mello
Márcia Aversani Lourenço

Chefe de delegação
Renata Teixeira

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Ginástica Rítmica