Siga o OTD

Ginástica Artística

Em nota, CBG afirma que casos de assédio serão apurados

Foto: Divulgação / CBG

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) se pronunciou por meio de nota oficial sobre os casos de assédio e violência denunciados por atletas e ex-atletas

A Confederação Brasileira de Ginástica afirmou, por meio de nota oficial, que os casos de assédio e abuso serão apurados e, em caso de comprovação, os infratores sofrerão sanções.

A entidade se pronunciou com relação à matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, que apontou mais de 40 pessoas que teriam sofrido assédio ou abuso sexual, físico e moral por parte do técnico Fernando de Carvalho Lopes. A entidade apura, ainda, as acusações de bullying do coordenador técnico da CBG, Marcos Goto.

“A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), por meio desta, informa que adotará providências urgentes, em consonância com orientações do Ministério Público do Trabalho, órgão que tem cooperação nessa área, no sentido de avaliar o melhor procedimento que o caso requer”, diz o comunicado.

Nota oficial completa

“Relativamente à matéria exibida neste domingo no Programa Fantástico, da Rede Globo, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), por meio desta, informa que adotará providências urgentes, em consonância com orientações do Ministério Público do Trabalho, órgão que tem cooperação nessa área, no sentido de avaliar o melhor procedimento que o caso requer.

De todo modo, vale ressaltar previamente que a entidade fará a oitiva do treinador Marcos Goto sobre a acusação de comportamento inadequado.

Quanto aos aspectos preventivos e até repressivos na temática vale reiterar, conforme link abaixo, que a CBG firmou ajuste com o Ministério Público do Trabalho para combate à assédio e abuso moral e sexual, manipulação de resultado, doping e outras formas de violência ou fraudes no esporte.

A instituição já realizou seminário bastante exitoso em parceria com o COB acerca do assunto e implementou ações e atividades educativas e preventivas nesse aspecto. No mesmo sentido, foi aprovado na assembleia geral da CBG o código de ética, e está sendo composto o comitê de ética e integridade da Confederação para processo e julgamento de casos relacionados ao descumprimento da codificação mencionada.

Nenhum caso de Assédio ou Abuso ficará sem rigorosa apuração e eventual sanção, conforme a hipótese.

Termo com Ministério Público

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ginástica Artística