Siga o OTD

Ginástica Artística

Caio Souza conquista tricampeonato pan-americano

Caio Souza volta ao topo do continente e conquista o seu terceiro título pan-americano do individual geral

Caio Souza no Pan-Americano de ginástica artística
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

O ginasta brasileiro Caio Souza está de volta no topo das Américas. Nesta sexta-feira (24), aconteceu a final masculina do individual geral do Campeonato Pan-Americano de ginástica artística em Santa Marta na Colômbia. Caio ficou com a medalha de ouro, levando o seu terceiro título continental na prova. O chileno Luciano Letelier e o argentino Santiago Mayol completaram o pódio. O Brasil ainda teve Diogo Soares na final que ficou em sexto lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Caio Souza começou a final pelo solo, onde apesar de um erro em uma de suas linhas acrobáticas, fez uma boa prova, tirando nota 13.200. Em seguida, o ginasta foi para o cavalo com alças, passando sem sustos no seu aparelho mais fraco, somando 12.633 pontos, e melhorando em relação à qualificatória onde tinha caído na prova. Nesse ponto da final, Caio Souza estava em terceiro lugar. Mas seus melhores aparelho vinham na sequência, com o ginasta tirando 13.967 nas argolas e 14.100 para seu Dragulescu (duplo mortal grupado para frente com meia volta) no salto. Nas barras paralelas, Caio tirou 13.867, enquanto na barra fixa foram 13.367 pontos.

No total, Caio Souza terminou a competição com 81.134 pontos na soma dos seis aparelhos. Esse é o terceiro título do ginasta de Volta Redonda no individual geral do Campeonato Pan-Americano após os ouros de 2021 e 2022. Caio ainda foi o campeão da prova nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru. O pódio desta sexta-feira ainda teve o chileno Luciano Letelier em segundo lugar, com 79.233, e o argentino Santiago Mayol na terceira posição, com 78.566 pontos.

Diogo tem quedas e fica longo de pódio

Diogo Soares no Pan-Americano de ginástica artística
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Diogo Soares também participou da final, após se classificar em segundo lugar nas eliminatórias. Mas na final, o piracicabano não conseguiu repetir o desempenho do primeiro dia da competição. Diogo caiu no meio da prova de cavalo com alças (11.933) e teve um prova desastrosa nas barras paralelas (11.400) com vários erros grande de execução e uma queda. Suas melhores provas foram no salto, onde apresentou seu novo Tsukahara com dupla pirueta (13.700) e no solo (13.333) Ele terminou com um total de 76.732 pontos e a sexta colocação.

A dupla brasileira volta a competir no domingo (26) nas finais por aparelho do Campeonato Pan-Americano. Caio Souza compete no solo, argolas, salto, paralela e barra fixa, enquanto Diogo Soares vai em busca das medalhas no cavalo com alças, barras paralelas e barra fixa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística