Siga o OTD

Ginástica Artística

Pódio inédito com ginastas negras 20 anos após ouro de Daiane

Simone Biles, Rebeca Andrade e Shilese Jones fizeram o primeiro pódio 100% negro da história dos Mundiais de ginástica artística

Pódio do Individual geral com Rebeca Andrade, Simone Biles e Shilese Jones no Mundial de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Nesta quinta-feira (6), aconteceu a final do individual geral no Campeonato Mundial de ginástica artística em Antuérpia, na Bélgica. Em um esporte considerado elitista, o resultado da prova foi inédito: pela primeira vez, três ginastas negras subiram no pódio no evento mais tradicional da modalidade. Simone Biles, dos Estados Unidos, levou a medalha de ouro (com seu sexto título no individual geral), enquanto Rebeca Andrade, do Brasil, e Shilese Jones, também dos EUA, completaram o top-3.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Mundial de ginástica artística conta com participação feminina desde 1934. Apenas 69 anos depois, uma mulher negra conquistou um título mundial na modalidade. A pioneira foi a brasileira Daiane dos Santos, medalhista de ouro no solo em 2003. Desde então, novos talentos negros foram aparecendo e se tornando campeãs mundiais como Gabby Douglas, Simone Biles e Rebeca Andrade. E agora, 20 anos depois que Daiane abriu a porteira, pela primeira vez o Campeonato Mundial viu um pódio 100% negro.
+ Kalliany Cardoso leva prata no Mundial Júnior de judô
+ De virada, Brasil bate Cuba e segue vivo no Pré-Olímpico de vôlei
+ Vitor Tavares é campeão na Austrália sem perder sets
+ Luisa e Ingrid avançam à semifinal do WTA 1000 de Beijing
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Inspiração para jovens negras

Em entrevista recente ao OTD, Daiane dos Santos falou da importância de ter outras atletas negras dentro da ginástica. “Na época tinham outras meninas pretas como a Ana Paula Rodrigues. Mas eu me inspirei muito na Dominique Dawes, dos Estados Unidos, que foi ouro com a equipe do país em Atlanta”, afirmou a campeã mundial.

Mas voltando para a Bélgica, Rebeca Andrade falou sobre o sentimento e a responsabilidade de ser um símbolo para tanta gente. “Para mim é uma honra. Algo muito difícil de ser conquistado e difícil de se manter nesse lugar. Mas eu trabalho muito. Faço ginástica porque eu amo muito esse esporte. Não tem como eu não estar grata por representar tudo isso que eu represento”, afirmou a atleta, que também festejou o pódio todo negro: “É maravilho, eu amei. Wakanda Forever!”, brincou a ginasta.

Já Simone Biles segue como a maior de todos os tempos da modalidade. Com o ouro dessa quinta-feira, a estadunidense chega a 27 medalhas em Mundiais: 21 de ouro, três de prata e três de bronze. “Hoje, nós tivemos um pódio só com meninas pretas. Isso é incrível. Espero que isso mostre para meninas que você pode conseguir fazer tudo aquilo que você se dedica. Então é continuar treinando duro”, afirmou a multimedalhista.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística