Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginastas brasileiros embarcam para Copa do Mundo de Paris

Com Rebeca e Flavinha, sete brasileiros viajam para Paris para participar da etapa da Copa do Mundo

Brasileiros embarcam para a Copa do Mundo de ginástica artística Rebeca Andrade e Flávia Saraiva
(Foto: CBG)

Sete atletas brasileiros embarcaram para Paris, nesta sexta-feira (8), para a disputa de uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística. Arthur Nory, Bernardo Actos, Diogo Soares, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade viajaram para a capital francesa, onde estarão presentes na competição que acontecerá entre os dias 16 e 17 de setembro, no último teste antes do Mundial da Antuérpia.

Rebeca Andrade deve competir apenas nas paralelas na Copa do Mundo de Paris, repetindo a estratégia do ano passado. Vale lembrar que, há pouco menos de um mês, ela participou do salto, paralelas e trave no Campeonato Brasileiro, realizado em Lauro de Freitas, na Bahia. Segundo informou o coordenador da seleção brasileira de ginástica artística feminina, Francisco Porath Neto, o último aparelho em que a campeã olímpica será liberada para treinar é o solo.

Outro destaque da equipe é Jade Barbosa. Recuperada de lesão, ela foi campeã brasileira do individual geral. A ginasta já competiu em uma etapa de Copa do Mundo neste ano, em Osijek, em junho, mas disputou apenas as paralelas. Outra que enfrenta um processo de recuperação é Flávia Saraiva. Escalada para competir em Paris, ela já foi liberada para voltar a treinar no solo.

“Ela está dando boas esperanças para nós. Deverá fazer um solo mais simples em Paris, com menor nível de dificuldade. Mas, mesmo com uma série mais simples, a pontuação dela é importante pra nós numa competição por equipes”, disse Porath sobre Flavinha.

Homens

Entre os rapazes, a Copa do Mundo será um grande preparativo para o Mundial. “É uma espécie de prévia. Achamos que vai ter muitos atletas fortes. Então nossa expectativa é buscar o maior número de finais possível. E tem as particularidades de cada atleta. O (Arthur) Nory, por exemplo, vai tentar buscar uma final na barra fixa. Será muito importante, especialmente porque ele está com uma série nova”, diz o treinador Cristiano Albino.

Tanto a equipe feminina quanto a equipe masculina realizaram, no Rio de Janeiro, um estágio de treinamento preparatório para a Copa do Mundo, entre os últimos dias 27 de agosto e 5 de setembro. Além dos que vão disputar a Copa do Mundo de Paris, o período contou com a presença de atletas que estão representando o Brasil no Sul-Americano de ginástica artística.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Artística