Siga o OTD

Ginástica Artística

Brasil fica em quarto lugar na final do Mundial de ginástica

Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade conseguem o melhor resultado do Brasil na história em Mundiais de Ginástica

Equipe e comissão do Brasil
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A equipe feminina do Brasil conseguiu um resultado histórico no Mundial de ginástica artística, disputado em Liverpool, no Reino Unido. As brasileiras participaram da final por equipes e terminaram na quarta posição, conseguindo o melhor resultado da história do país em Campeonatos Mundiais.

Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade conseguiram um total de 159.661 pontos. A equipe sofreu uma baixa importante, já que Flávia não pode competir na trave, no solo e no salto devido a um desconforto no tornozelo. Mesmo sem algumas de suas melhores provas e contando duas quedas, o Brasil conseguiu melhorar o quinto lugar do Mundial de 2007.

A medalha de ouro ficou com os Estados Unidos com Jade Carey, Jordan Chiles, Leanne Wong, Shilese Jones e Skye Blakely. A equipe norte-americana teve uma performance limpa, contando apenas uma queda na trave e conseguiu 166.654 pontos na soma das 12 apresentações. A Grã-Bretanha levou a prata, com 163.363 pontos, para delírio do público em Liverpool. O Canadá cresceu no final, com boas apresentações na trave, para levar o bronze com 160.563 pontos.

+ Equipe masculina do Brasil avança à final no Mundial de ginástica

Barras assimétricas e trave

O Brasil começou sua participação pelas barras assimétricas. Lorrane Oliveira foi a primeira no aparelho e conseguiu 13.200. Flávia Saraiva foi na sequência e conseguiu 13.666, mesmo executando uma saída simples. Para encerrar a rotação, Rebeca Andrade conseguiu 14.633 pontos para dar ao Brasil um total de 41.499 no aparelho.

Na sequência, o Brasil passou pela trave. Júlia Soares foi a primeira e teve uma queda na sequência acrobáticca, tirando 12.533. Rebeca Andrade foi na sequência e também teve uma queda, ficando com 12.833. Carolyne Pedro (substituindo Flávia) passou sem quedas, mas perdeu algumas conexões, tirando 11.966. Foram 37.332 pontos para a equipe na soma das três provas.

Solo e salto

Júlia Soares também abriu a rotação de solo. Ela teve problemas em dois giros e conseguiu 12.833 pontos para sua apresentação. Rebeca foi na sequência com seu famoso Baile de Favela recebendo 14.066. Carol encerrou o solo brasileiro com 12.466 pontos. O Brasil conseguiu 39.365 no aparelho.

A equipe do Brasil encerrou sua participação pelo solo. Carol e Lorrane fizeram Yurchenkos com uma pirueta. Foram 13.133 para as duas ginastas. Rebeca encerrou a competição com um Cheng (Yurchenko com meia volta, seguido de mortal para frente com pirueta e meia). O salto foi excelente e teve nota 15.166.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística