Siga o OTD

Ginástica Artística

Encontro de gerações marca o Campeonato Brasileiro

O Brasileiro de Ginástica Artística, realizado a partir desta quarta-feira (2) até domingo (6) no EC Pinheiros, em São Paulo (SP), proporciona encontros emocionantes e cheios de ansiedade de atletas que são ídolos nacionais, até mesmo medalhistas olímpicos, e outros que, ainda em desenvolvimento na carreira esportiva, veem muitos dos que estão a seu lado como exemplos.

A jovem Luiza de Castro Dionízio, de 13 anos, é uma prova disso. Ela irá participar da seletiva Juvenil, que irá definir os atletas que representarão o País no Sul-Americano em setembro, na Argentina, e fará as séries junto com as ginastas da categoria adulta, que são como espelho para ela.

Hoje, no primeiro dia dos treinos que antecedem a competição, ela já sente um friozinho na barriga, pois irá apresentar suas séries ao lado de ginastas como Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Rebeca Andrade.

A atleta do CCRN, de Campinas, se mostra ansiosa e cheia de expectativa. “Sou muito fã delas. Como é a primeira competição, é normal sentir um pouco o nervosismo, mas eu treinei muito para estar aqui, agora é só fazer o que eu treinei para sair tudo bem. Vai ser uma experiência muito legal, única. E acho que estar ao lado dessas ginastas vai ser um incentivo”, comentou.

Ela acredita que está preparada para a seletiva e para ir em busca de uma vaga para o Sul-Americano. “Acho que ainda tenho que treinar mais um pouquinho para ter mais segurança nos aparelhos, pois são diferentes dos que eu treino”, contou a atleta, que iniciou a carreira aos oito anos e que afirma ser as paralelas o aparelho que mais gosta.

Uma das atletas mais experientes do campeonato, Daniele Hypolito conta o quanto ser admirada pelos mais jovens faz bem. “O fato de ser referência na ginástica é uma emoção inexplicável. Ser um exemplo é muito gratificante. Estar com uma criança e ver o carinho dela não tem preço, não tem o que pague. Me fortalece. É uma energia positiva”, afirmou.

Ela diz que procura conviver o máximo possível com as jovens atletas. “Pelo momento que estou vivendo, sou uma referência muito próxima, ao ponto delas se sentarem, contarem as experiências delas. O importante é mostrar para as crianças que você é acessível. Dentro de uma área de competição somos iguais. Eu tento fazer o máximo possível para elas verem que o ídolo é igual a elas.”

Amanhã, a partir das 8h30, os ginastas farão o treinamento de pódio, um bom aquecimento para a competição que tem início na sexta-feira (4). Até as 11h será a vez dos adultos e das 13h30 às 17h10 dos infantis. Os treinos não serão abertos ao público.

Programação

Quinta-feira (3)
8h30 às 12h – Treino de pódio adulto GAM
8h30 às 11h – Treino de pódio adulto GAF
13h30 às 17h40 – Treino de pódio infantil GAF
14h às 17h10 – Treino de pódio infantil GAM

Sexta-feira (4)
8h30 às 11h – Treino escalonado adulto GAF
9h às 11h – Treino Livre adulto GAM
14h às 17h50 – Competição infantil GAM
14h às 19h05 – Competição infantil GAF

Sábado – (5)
8h30 às 14h15 – Classificatórias adulto GAM
8h50 às 12h50 – Classificatórias adulto GAF
14h30 às 18h20 – Competição infantil GAM
14h às 19h05 – Competição infantil GAF
19h15 – Premiação infantil GAF/GAM

Domingo (6)
8h30 às 12h – Competição AA e finais por equipe adulto GAM
8h30 às 11h – Competição AA e finais por equipe adulto GAF
12h15 – Premiação adulto GAM/GAF

Mais em Ginástica Artística