Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginastas passam por primeiro dia da seletiva para o Pan

Talento e muita concentração. Unidos, os dois fatores foram fundamentais nesta sexta-feira (23) durante o primeiro dia da seletiva de Ginástica Artística que garante vaga para o Pan-Americano Adulto de Especialistas e para os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Atletas de várias partes do País, incluindo alguns da elite nacional estiveram durante todo o dia no Centro Nacional de Treinamento, em São Bernardo do Campo (SP), para competir, literalmente, por um lugar na equipe que irá às competições.

Isso porque, a metodologia de avaliação determinada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), é exatamente como um campeonato e tem o objetivo de ser o mais justa possível. Durante os dois dias os ginastas têm que apresentar séries completas, de acordo com as exigências do novo código de pontuação, válido para o ciclo 2017-2020. A média das notas no final irão determinar os classificados. A programação segue até amanhã. São seis vagas para a ginástica artística masculina e quatro para a feminina e o Brasil poderá inscrever dois ginastas em cada aparelho.

Na GAF, cada ginasta deve se apresentar em pelo menos dois aparelhos e na GAM no mínimo dois e no máximo três. Foram estabelecidas também notas mínimas para cada aparelho. No masculino são: 13,600 no cavalo e 14,100 nos outros aparelhos (solo, argolas, salto – média dos dois -, paralelas e barra fixa). No feminino: 13,600 no salto – média dos dois -, 13,200 nas assimétricas, 13,500 na trave e 13,300 no solo.

Entre os participantes, o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti também compete por um lugar na equipe. Ele se apresentou nas argolas e no solo. “Gostei das apresentações das argolas. Saí cravado. No solo não fui muito bem e preciso melhorar para amanhã. Se eu conseguir a vaga na Seleção vou usar o Pan como preparação para o Mundial”, analisou.

Flávia Saraiva foi uma das atletas que se apresentou em São Bernardo e ela também vê o Pan-Americano como um importante passo para o Mundial. “Gostei bastante da minha seletiva hoje. Acho que sempre tem coisas para melhorar porque somos muito perfeccionistas. O pan vai ser muito importante para a preparação para o Mundial, para podermos testar novas séries e para quando chegarmos lá, já estarmos mais experientes e confiantes.”

Juvenil – Além dos atletas da categoria principal, vários jovens também estiveram na seletiva juvenil, que vale vaga para os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Neste caso são cinco vagas tanto para a GAM quanto para a GAF. Quatro delas serão para generalistas (será levado em consideração o resultado da soma dos dois dias de competição) e uma vaga será definida pela comissão técnica (será levada em consideração a contribuição do ginasta para a equipe, baseado nos resultados da seletiva).

Programação
Sábado (24)
10h às 12h – competição (Juvenil Feminino)
14h às 16h46 – competição (Adulto Feminino e Adulto Masculino)

Local da avaliação
Centro de Ginástica Marcel Francisco dos Santos
Avenida Tiradentes, 1853, Vila do Tanque / São Bernardo do Campo – SP

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Ginástica Artística