Siga o OTD

Taekwondo

Jogos Escolares de 2020 terão duas novas modalidades

Os Jogos Escolares da Juventude não param de crescer. A partir de 2020, a maior competição estudantil do país passará a contar com duas novas modalidades: ginástica artística e taekwondo. Elas se juntarão a outras 14 (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez).

O anúncio foi feito nesta terça-feira durante assinatura de Termo de Compromisso entre o COB e a Prefeitura de Blumenau para a realização da etapa nacional do evento de 2019, que acontece entre 16 e 30 de novembro. A assinatura do documento foi feita pelo presidente do COB, Paulo Wanderley, e pelo prefeito Mário Hildebrandt. Também participaram da solenidade o medalhista olímpico e membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, e Rui Godinho, presidente da Fundação Catarinense de Esportes.

Representantes das novas modalidades celebraram a inclusão nos Jogos Escolares em 2020. “É com muita alegria que recebemos a notícia sobre da inclusão da Ginástica Artística nos Jogos Escolares da Juventude 2020, o maior evento do esporte estudantil do Brasil. Integrar esta competição irá nos possibilitar, além de trabalhar a massificação da modalidade junto às escolas públicas e privadas entre as crianças e jovens do ensino fundamental e médio, promover a inclusão social e a detecção de talentos. É mais um sonho que se realiza. Agradecemos ao COB por atender a este pedido da CBG”, afirmou a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende.

O taekwondo já fez parte do programa esportivo dos Jogos Escolares e agora está de volta depois de cinco anos. “A volta do taekwondo para os Jogos Escolares é uma notícia muito comemorada por todas as pessoas envolvidas na modalidade. Com certeza será um passo importante para a gente disseminar ainda mais a modalidade, ter uma iniciação com mais atletas e oferecer mais oportunidades. Isso viabiliza o desenvolvimento da modalidade e será fundamental para a detecção de talentos. Fazia parte do nosso plano e estamos felizes que mais uma etapa foi cumprida. Agora é trabalhar bem para que o taekwondo seja um sucesso nos Jogos Escolares”, comentou a medalhista olímpica Natália Falavigna, coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo.

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, conta anualmente com mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil. A cidade de Bluemnau, que receberá esta etapa em 2019, foi ratificada como sede do evento..

“Este é um momento muito importante para o COB. Agradeço ao prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt pela acolhida aos Jogos Escolares da Juventude. Este é o maior evento com a promoção do COB, envolvendo um número gigantesco de participantes. Blumenau participou de todo o processo seletivo e foi a cidade que fez a melhor proposta para a realização deste grande evento esportivo”, declarou o Paulo Wanderley, presidente do COB.

Desde o ano passado, os Jogos Escolares são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O novo formato gerou uma redução orçamentária de aproximadamente 30% em relação aos anos anteriores. Em 2019, além de Blumenau, sede da fase nacional, Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO) receberão as etapas regionais do evento.

“Para nós é um privilégio enorme receber esse grande evento, que são os Jogos Escolares da Juventude, em nossa cidade. Agradeço por todo o empenho da equipe do COB, que vem nos realizando visitas constantes à nossa cidade e nos dando todo o suporte necessário para realizarmos um grande evento em novembro”, destacou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Mais em Taekwondo