Siga o OTD

Ginástica Artística

Flavinha, Zanetti, Barreto e Bittencourt estão nas finais da Copa do Mundo da Croácia

O Brasil se garantiu na final de quatro dos cinco aparelhos cujas eliminatórias foram disputadas nesta quinta-feira na etapa da Croácia da Copa do Mundo de ginástica artística, que está sendo realizada em Osijek. Flávia Saraiva conseguiu a vaga nas barras assimétricas, Arthur Zanetti no solo, Francisco Barreto nas barras paralelas e Lucas Bittencourt no cavalo com alças. A única prova do dia em que os atletas do país não se classificaram foi no salto feminino.

Os melhores desempenhos do dia foram de Arthur Zanetti no solo e de Francisco Barreto nas barras paralelas. Eles terminaram a classificação em quarto lugar. Com nota de partida de 5,900, Zanetti alcançou 8,200, somando 14,100 no total. O líder do aparelho foi o russo  Kirill Prokopoev com 14,600. Já Chico somou 13,850, mas teve uma penalidade de 0,300. Não fosse isso, teria ficado em terceiro. O líder das eliminatórias foi Audrys Nin Reyes, da República Dominicana, com 14,400.

Lucas Bittencourt, que terminou em nono no solo e é o primeiro reserva da final, foi o 13º nas barras paralelas, mas conseguiu a classificação no cavalo com alças em oitavo lugar. Para ficar com a última vaga, o brasileiro marcou 13,650, bem atrás do líder Robert Seligman, da Croácia, que fez 14,300. Francisco Barreto também participou do aparelho, terminando em 33º com 12,050.

No feminino, Flávia Saraiva se classificou nas barras assimétricas. A brasileira ficou em sétimo lugar ao conseguir 7,700 na execução com uma nota de partida de 5,000. A melhor nota foi da russa Ana Iliankova com 14,300 no total. Rebeca Andrade também participou do aparelho, ficou em décimo lugar e é a segunda reserva para a final.

Curiosamente, Rebeca Andrade não competiu no salto, aparelho em que conquistou a medalha de ouro, semana passada na Eslovênia. A única brasileira na prova foi Thaís Fidélis, que não teve um bom desempenho. A jovem ginasta conseguiu 12,900 no primeiro salto, em que teve uma punição de 0,300, e depois 12,550, fechando com uma média de 12,725.

Inicialmente, estava previsto para Rebeca Andrade competir também no solo e no salto. No entanto, a comissão técnica optou por mantê-la somente nas assimétricas. “Ela sentiu um incômodo no pé direito no treino de ontem, que não parece ser nada grave. Mas por precaução, a comissão técnica entendeu que era melhor poupá-la do solo e do salto, que são aparelhos de impacto. Quando retornar ao Brasil, vai fazer os exames necessários para saber o que realmente tem no pé”, explicou Marcos Goto, chefe da delegação brasileira na Croácia.

As eliminatórias continuam nesta sexta-feira com as provas de salto, barra fixa (Lucas Bittencourt, Francisco Barreto) e argolas (Arthur Zanetti e Lucas Bittencourt) no masculino e trave (Flávia Saraiva e Rebeca Andrade) e solo (Rebeca Andrade e Thaís Fidélis) no feminino. Confira a programação do evento:

Programação

Sexta-feira (19)
10h às 13h – Classificatórias (GAM – salto, barra fixa e argolas/GAF – trave e solo)

Sábado (20)
Finais
12h15 – Solo (GAM)
12h50 – Salto (GAF)
13h25 – Cavalo com alças (GAM)
14h – Assimétricas (GAF)
14h35 – Paralelas (GAM)

Domingo (21)
Finais
12h – Salto (GAM)
12h35 – Barra fixa (GAM)
13h10 – Trave (GAF)
13h47 – Argolas (GAM)
14h23 – Solo (GAF)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ginástica Artística