Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginástica artística se reúne para início da temporada

Grupo de 17 ginastas, das categorias adulto e juvenil, realizam treinamento no CT Time Brasil até o próximo dia 31 visando Mundiais e Pan-Americano.

Depois do treinamento da equipe feminina na última semana, chegou a vez da seleção masculina de ginástica artística usar as instalações do Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, para dar início à temporada 2019. Desde a última segunda-feira, dia 21, um grupo de 17 ginastas, das categorias Adulto e Juvenil, está reunido, se preparando para os desafios do ano, especialmente a busca da vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O foco é atingir o objetivo no Campeonato Mundial, que será realizado em Stuttgart, em outubro.

“Nosso grande objetivo é ficar entre os nove primeiros colocados. Como terminamos em sexto no Mundial de 2018, temos ao menos que manter essa colocação. Conquistada a vaga olímpica, iremos buscar o maior número de finais e medalhas possíveis. Com isso, teremos uma ideia sobre quem serão os atletas que estarão brigando por medalhas em 2020”, afirmou o treinador Marcos Goto.

As atividades acontecem até o próximo dia 31, em dois períodos. O treinamento também servirá para traçar a condição dos atletas para esta temporada e focar no trabalho específico para as próximas competições, algumas já no mês que vem. O campeão olímpico em Londres 2012 Arthur Zanetti disputará duas competições em fevereiro, nos Estados Unidos e na Austrália. Em março, a equipe completa vai participar da DTB Cup, em Stuttgart (ALE).

“Esse ano começa cedo para mim e, por isso, esse primeiro treino está sendo bem produtivo, com bastante gente. O mais bacana é termos os atletas do Juvenil que já vão estar integrados no ano que vem. É importante para eles estarem olhando como é o treino do Adulto, um pouco mais pesado na questão da preparação física, é mais objetivo. Então, eles vão vir a nos substituir e acredito que eles vão trabalhar duro para dar mais resultados no futuro”, disse Arthur Zanetti, medalha de prata no Rio 2016.

Para o jovem Diogo Soares, que conquistou duas medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, é uma oportunidade única treinar ao lado de ginastas como o próprio Zanetti e Diego Hypolito.

“É muito bom começar o ano treinando junto com o pessoal da seleção, que provavelmente vai estar nos Jogos Olímpicos. Você tem mais experiencia no básico deles, como eles se preparam para começar o treino pesado. É muito bom fazer junto. O exercício que é em dupla, fazer com Diego Hipólito ou com Arthur Zanetti, é muito bom. É um aprendizado gigante para mim”, disse Soares, que já se prepara para o inédito Mundial Juvenil por Equipes, que será disputado em junho, na Hungria. “Pretendo estar no meu melhor nível, no auge, para conseguir um grande resultado numa competição que vai ser muito difícil”, completou.

Além dos treinos diários, a programação conta ainda com palestras sobre diferentes temas como o programa de prevenção e combate ao assédio no esporte; a arbitragem, a área médica e coaching. Na próxima semana, os atletas passarão por uma bateria de avaliações no Laboratório Olímpico do COB.

“É muito importante ter essas palestras para que o atleta tenha o melhor desempenho não só dentro do ginásio, mas também fora. Além disso, estamos com uma estrutura muito adequada de fisioterapia e prevenção de lesões. 2019 é um ano importante, ano de Jogos Pan-Americanos, de Mundial, de etapas de Copa do Mundo, e que é classificatório para os Jogos Olímpicos. Então, é afunilar a preparação para que a gente chegue pronto para competição nas principais competições do ano”, disse Diego Hypólito.

Mais em Ginástica Artística