Siga o OTD

Ginástica Artística

Seleção masculina realiza treino de pódio no Mundial

Atletas iniciam a disputa da competição na próxima quinta-feira. Evento vale vaga no Mundial do próximo ano e também para Tóquio-2020

Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

A seleção masculina do Brasil fará nesta segunda-feira (22) o seu treinamento de pódio para o Mundial de Ginástica Artística, que será disputado a partir de quinta-feira no Aspire Dome, em Doha, no Qatar. Arthur Nory, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto e Lucas Bitencourt executam, a partir das 12h25 (horário de Brasília), suas apresentações nos seis aparelhos: solo, salto sobre a mesa, cavalo com alças, barras paralelas, barra fixa e argolas. Leonardo Souza é o reserva da equipe.

No mundo da ginástica, o treino de pódio funciona como um ensaio geral para cada equipe. Trata-se da única vez em que os atletas entram no ginásio de competições antes do início da disputa. Com exceção do público, todos os elementos estão lá: os árbitros acompanham cada movimento, os atletas usam o uniforme de competição e aproveitam o momento para marcar referências no ginásio e se acostumar com o local de cada aparelho e com a iluminação. O horário do treino de pódio é também o mesmo da apresentação oficial.

O treinamento de pódio da equipe feminina brasileira será no dia 24, às 6h15 (horário de Brasília). Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade, Thaís Fidélis e a reserva Anna Júlia Reis representam o país.

Vagas no Mundial de 2019 e em Tóquio-2020

O Mundial de Doha é o primeiro evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As três primeiras equipes se classificam automaticamente para o megaevento no Japão. No Qatar também estão em jogo vagas para o Mundial de Stuttgart em 2019. Os 24 países melhores classificados carimbam o passaporte para a Alemanha no ano que vem.

“Este é o primeiro evento depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016 que o Brasil participa com equipe completa. Nosso foco aqui em Doha são as participações do time, tanto no masculino quanto no feminino. O planejamento do ano foi voltado para as competições por equipe – e nosso objetivo é fazer a melhor participação possível”, explica Henrique Motta, chefe da delegação do Brasil no Qatar.

No entanto, há também uma competição individual. Em suas apresentações na prova por equipes, os atletas somam pontos e podem se classificar para a disputa específica de cada aparelho ou no geral.

A principal esperança de medalhas do Brasil no Mundial de Doha é Arthur Zanetti, medalhista de ouro em Londres 2012 e de prata no Rio 2016 nas argolas. “Julgando pelo retrospecto recente dele, se o Zanetti estiver em um bom dia, pode buscar o ouro. Claro que não se pode descartar os outros competidores. A equipe inteira veio para Doha para dar o melhor”, disse Leonardo Finco, chefe da equipe masculina.

A 48ª edição do Mundial de Ginástica começa no dia 25 de outubro e segue até 3 de novembro, no Aspire Dome, em Doha, no Qatar. Cerca de 600 atletas de 78 países participam das 14 competições (oito masculinas e seis femininas). O ginásio fica no Complexo Esportivo Aspire, local também do Khalifa Stadium, um estádios que receberão partidas da Copa do Mundo de Futebol em 2022.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Ginástica Artística