Siga o OTD

Gangwon 2024

Brasil competirá em quatro esportes no primeiro dia em Gangwon

Sete atletas brasileiros competirão em quatro modalidades esportivas a partir da noite desta sexta-feira

Mariana Silva em ação no biatlo dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024
(Foto: Marina Ziehe/COB)

Terceira maior delegação das Américas nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon-2024, o Brasil estará presente em quatro modalidades no primeiro dia de disputas do evento, que começará na noite brasileira desta sexta-feira (19). Serão sete atletas em ação, nas modalidades do biatlo, snowboard cross, patinação velocidade em pista curta e curling, com início previsto para 23h (horário de Brasília).

“Nós procuramos sempre evoluir em alguma coisa em relação ao que fizemos anteriormente. Já começamos esses Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude com uma boa notícia. Superamos o recorde em número de atletas na delegação e de modalidades representadas nos Jogos de Inverno da Juventude. Saímos de 12 atletas em seis modalidades em Lausanne 2020, para 17 em oito disciplinas aqui em Gangwon”, disse Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, que acompanha a delegação em Gangwon.

Contando com 17 atletas, o Brasil é a terceira maior delegação das Américas na Olimpíada de Inverno da Juventude, atrás somente dos Estados Unidos (100 atletas) e do Canadá (79). Os dois países da América do Norte também são os únicos que superam o Brasil em termo de modalidades. Adiante, o Chile tem 12 atletas em cinco modalidades, enquanto o México conta com 13, disputando apenas o hóquei no gelo.

Estreias em Gangwon

Entre tantos atletas, sete deles farão sua estreia já no primeiro dia de eventos. Mariana Silva competirá na prova individual dos 10km do biatlo às 23h (horário de Brasília), mesmo horário da disputa e Zion Berthonico no snowboard cross. Poucos minutos depois, Lucas Koo entrará em ação nos 1.500m da patinação velocidade em pista curta, por volta das 23h35.

Por fim, já na tarde sul-coreana e madrugada brasileira, será a vez da equipe mista brasileira de curling entrar em ação. O time formado por Pedro Ribeiro, Guilherme Melo, Julia Gentile e Rafaela Ladeira disputarão contra a anfitriã Coreia do Sul, às 2h. Em seguida, a equipe ainda duelará contra Canadá, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Itália e Grã-Bretanha ao longo da semana.

*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Gangwon 2024