Siga o OTD

Gangwon 2024

Brasil tem 9 classificados para os Jogos de Inverno da Juventude

Com nove atletas garantidos e mais classificações previstas, Brasil pode bater recorde de representantes em Gangwon-2024

atleta brasileiro no skeleton dos Jogos de Inverno da Juventude
IBSF

Faltando apenas 50 dias para a Cerimônia de Abertura dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, a delegação brasileira vai tomando forma. Nove atletas estão com vagas encaminhadas. Além disso, há ainda a expectativa de novas classificações até a metade de dezembro, quando fecha a janela do ranking da Federação Internacional de Esqui. Enquanto isso, o skeleton e bobsled podem disputar etapas do circuito júnior até o dia nove do próximo mês.

“É um orgulho imenso chefiar uma Missão Olímpica do Brasil, mas também uma grande responsabilidade. Muito provavelmente teremos na Coreia a maior delegação do Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno e estamos trabalhando junto com toda a equipe do COB para entregar um projeto com excelência e com total suporte aos atletas e treinadores em todas as modalidades em que teremos atletas”, disse Matheus Figueiredo. Atualmente, ele ocupa o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).

Oficialmente, o Brasil já tem sete representantes garantidos nos Jogos de Inverno da Juventude, são eles: Zion Bethonico, no snowboard cross; João Teixeira, no snowboard slopestyle/big air, e que ainda tem chance de se classificar no snowboard halfpipe; Lucas Koo, na prova de pista curta da patinação velocidade; e a equipe mista de curling, com nomes a serem definidos. Ademais, Cauê Miota e Eduardo Strapasson, do skeleton, aguardam a confirmação oficial, mas a CBDG já os considera nos Jogos.

Mais classificações engatilhadas

Além disso, mais nove brasileiros podem estar em Gangwon. Alice Padilha, Arthur Padilha e Nicolas Norris no esqui alpino; Julia Reis, Mariana Lopes, Ian Silva e Gabriel Santos no esqui cross-country; e Luiz Felipe Seixas e André Luiz dos Santos, no bobsled (monobob). Dessa forma, caso esses atletas se classifiquem, o Brasil estabeleceria um novo recorde no número de classificados e de modalidades representadas. Atualmente, a marca pertence a Lausanne 2020, em que o país teve 12 atletas em seis esportes.

+França e EUA avançam no processo para sediar Jogos de Inverno

“Estamos muito empenhados em conseguir classificar e preparar os atletas brasileiros de neve para uma participação recorde nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2024. O evento é um ponto chave no plano de desenvolvimento dos atletas da perspectiva de desempenho esportivo, além de ser uma oportunidade única de ganhar experiência em eventos multiesportivos nessa idade”, disse Pedro Cavazzoni, chefe da equipe de Desportos na Neve.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Gangwon 2024