Com direito a duelo entre seis brasileiras em campo, o Boston Legacy venceu o Orlando Pride por 2 a 1 nesta terça-feira (12), pela NWSL 2026, a liga profissional de futebol feminino dos Estados Unidos. O jogo aconteceu no Gillette Stadium, em Foxborough, Massachusetts, e a atacante Amanda Gutierres saiu do banco de reservas para marcar, de pênalti, o gol da vitória das donas da casa já nos acréscimos do segundo tempo. Antes disso, também da marca da cal, a meia-atacante Marta havia balançado a rede pela equipe visitante, que depois levou a virada.
- Leandro Pena vence na estreia e encara líder mundial nas quartas do US Open
- Atlético-MG estreia com empate sem gols diante do Itabirito no mineiro feminino
- Agda Gonçalves marca cinco gols, e Elda estreia com vitória na Espanha
- Brasil vence Peru em sets diretos na estreia do Sul-Americano Sub-19
- Brasil estreia com derrota para a Grã-Bretanha no Mundial de basquete CR
SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O confronto colocou frente a frente brasileiras dos dois lados. Pelo Boston Legacy atuaram a zagueira Laís Araújo, que iniciou como titular, e a atacante Amanda Gutierres, que entrou aos 12 minutos do segundo tempo. Quando a camisa 9 entrou, o time dela ainda perdia por 1 a 0. Do outro lado, Orlando Pride teve entre as 11 iniciais Rafaelle, Angelina, Marta. Já Luana foi colocada em campo juntamente com a centroavante compatriota do rival. Essa foi a primeira vitória do time de Massachusetts na NWSL em nove rodadas, chegando aos seis pontos e aparecendo na 15ª e penúltima posição.
Já Marta e suas companheiras permaneceram com 12 pontos, em sexto lugar na NWSL, campanha de três vitórias, três empates e três derrotas. O Orlando Pride volta a jogar pela competição no próximo sábado (16), de novo como visitante. Desta vez, o rival será o Denver Summit, time sem brasileira na elenco. Já o Boston Legacy entre em campo pelo campeonato na sexta-feira (15), fora de casa. O adversário da vez será o Bay, que também não tem jogadora do Brasil no plantel.
Detalhes do jogo
A partida começou movimentada e o Orlando Pride abriu o placar logo aos 14 minutos do primeiro tempo. Rafaelle sofreu pênalti e Marta converteu a cobrança para colocar a equipe da Flórida em vantagem. A camisa 10 das visitantes utilizou de paradinha para, de canhota, chutar rasteiro no canto esquerdo da goleira estadunidense Casey Murphy, que pulou para o lado certo, mas não evitou o gol. Mesmo atrás no marcador, o Boston Legacy dominou as ações ofensivas da partida e terminou o jogo com ampla superioridade nas estatísticas.
As mandantes tiveram 62% de posse de bola, finalizaram 22 vezes contra 11 do Orlando Pride e ainda lideraram em chutes no alvo (7 a 4), escanteios (11 a 4) e cruzamentos (31 a 8). A pressão aumentou no segundo tempo até que a atacante estadunidense Aleigh Gambone empatou aos 27 minutos com participação decisiva de Amanda Gutierres. As mandantes fizeram ligação direta, com lançamento longo pelo alto, e a camisa 9 brasileira ajeitou de cabeça para a companheira deixar tudo igual em finalização de pé direito.
Quando a partida parecia caminhar para a igualdade, Amanda Gutierres apareceu decisiva. Aos 53 minutos da etapa final, a brasileira aproveitou a penalidade máxima cometida por Luana, com toque de mão, e converteu a cobrança para decretar a vitória do Boston Legacy por 2 a 1. A centroavante partiu com firmeza e bateu de pé direito rasteiro no canto direito da goleira inglesa Anna Moorhouse, que saltou para o lado esquerdo.