Siga o OTD

Futebol

 

Novidade do Brasil garante: “amadureci muito na questão mental”



A volante Yaya, que debutará em Copa América, apareceu por último na lista do Brasil que disputará a competição. A jogadora já disputou sul-americano e mundial na base e esteve nos Jogos Olímpicos de Paris-2024



Yaya - Brasil na Copa América - Seleção Brasileira de futebol feminino
Yaya é a novidade do Brasil na Copa América de 2025 (Foto: Lívia Villas Boas/CBF)

Com a volante Ana Vitória cortada por lesão na coxa direita, Yaya apareceu por último na lista do Brasil que disputará a Copa América de futebol feminino. A jogadora do Corinthians, de 23 anos, é a novidade de Arthur Elias para a competição continental. As duas titulares da seleção brasileira na posição são Duda Sampaio e Angelina, mas a meio-campista aparece como opção para exercer a função. Com passagens pela sub-17 e sub-20 do selecionado verde-amarelo, Yaya já disputou o sul-americano e mundial nas duas categorias, esteve nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, mas debuta em Copa América.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estou muito feliz de estar aqui. É claro que ninguém quer que nossa companheira se machuque e até desejo melhoras para ela. Eu estou aqui para jogar por ela e por todas. Comecei na 17, aí vai indo, vai indo. Só que é muita maturidade que você ganha aqui dentro. Hoje me vejo muito melhor do que quando tinha 16 anos. Isso é uma evolução. E estou muito feliz de estar indo disputar a minha primeira Copa América. É claro que disputei uma Olimpíada, que é grande demais, mas é o mesmo sentimento de estar indo para umas Olimpíada, indo para uma Copa América”, afirmou Yaya.

Maturidade mental

A atleta compara seu crescimento ao ato de subir uma “escada, um degrau de cada vez” e se orgulha do amadurecimento adquirido na sua trajetória com a camisa da seleção brasileira. “Eu estava conversando, que eu era gaga que só, não conseguia falar direito. Isso eu tive que aprender. E também saber respeitar o momento de cada tempo. Eu acredito que amadureci muito na questão mental. Que, querendo ou não, é uma coisa que no futebol hoje em dia está bem em alta essa questão mental. Acredito que hoje eu consigo cuidar melhor disso. Hoje posso dizer que não tenho nada, mas é graças a isso”, disse Yaya.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

A primeira convocação de Yaya para a seleção brasileira principal de futebol feminino aconteceu em 2019, com apenas 17 anos, para um torneio internacional e amistosos. Cinco anos depois, a jogadora viveu um momento marcante e histórico na carreira: disputou os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e conquistou a medalha de prata. O Brasil segue a preparação na Granja Comary até o dia 10 de julho, quando embarca para Quito, capital do Equador, cidade sede da Copa América. O próximo treino nesta sexta-feira (4), às 10h45.

O primeiro treino da seleção brasileira ocorreu nesta quinta-feira (3) na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A atividade teve duas ausências: Giovanna Waksman, que se apresentou no início da noite, e Arthur Elias, que, por questões pessoais, adiou sua chegada para a manhã de sexta-feira (4). O treino foi comandado pelo auxiliar técnico Rodrigo Iglesias.

Fala, Yaya

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Futebol