
Tabela do Sul-Americano Sub-17 de futebol masculino
O Brasil vai em busca de mais um título do Campeonato Sul-Americano Sub-17 de futebol masculino. A edição de 2025 será realizada na Colômbia, entre os dias 27 de março e 12 de abril. Além do troféu de campeão, o torneio também vale vagas na Copa do Mundo da categoria.
MAIOR CAMPEÃO
Atual campeão, o Brasil é a maior vencedora do Sul-Americano Sub-17. Das 19 edições do torneio, a Seleção Brasileira levantou a taça em 13 oportunidades: 1988, 1991, 1995, 1997, 1999, 2001, 2005, 2007, 2009, 2011, 2015, 2017 e 2023. Logo depois da Amarelinha, estão Argentina, com quatro títulos, e Colômbia e Bolívia, com um.
FORMATO
A partir deste ano, os campeonatos mundiais sub-17 serão realizados anualmente. Além disso, a sede da competição até 2029 será no Catar e vai contar com 48 seleções. A edição de 2025 está marcada para acontecer entre os dias cinco e 27 de novembro. Com as mudanças, a Conmebol terá direito a sete seleções entre as suas 10 filiadas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Dessa forma, o formato do Campeonato Sul-Americano Sub-17 foi alterado. A primeira fase segue a mesma, com dois grupos de cinco equipes se enfrentando. Contudo, a mudança está na fase final. O antigo hexagonal foi deixado de lado e deu espaço para um sistema eliminatório. Com isso, os dois primeiros colocados avançam para as semifinais e final. Além disso, o torneio vai contar com uma chave entre os terceiros e quartos colocados, assim como disputa pelo terceiro lugar entre os perdedores das semifinais.
Lista de convocados
Goleiros
- Arthur Nascimento – Bahia
- João Pedro – Santos
- Kaio de Assis – Atlético-MG
Laterais
- Angelo Henrique – São Paulo
- Arthur Ryan – Fluminense
- Denner – Corinthians
- Rafael Gonzaga – Santos
Zagueiros
- Luis Eduardo – Grêmio
- Kauã Prates – Cruzeiro
- Vitor Fernandes – Atlético-MG
- Vitor Hugo – Cruzeiro
Meio-campistas
- Andrey Fernandes – Vasco
- Felipe Morais – Cruzeiro
- Gustavo Gomes – Athletico-PR
- Luis Felipe – Palmeiras
- Tiago Augusto – Grêmio
- Zé Lucas – Sport
Atacantes
- Dell – Bahia
- Gabriel Mec – Grêmio
- Luis Gustavo – Red Bull Bragantino
- Naarã – Fluminense
- Ruan Pablo – Bahia
- Wesley Natã – Fluminense
Mas. Contudo. Enquanto. Todavia. Assim. Ademais.
