Siga o OTD

Futebol

Brasileirão de futebol feminino, que começa em março, tem grupos sorteados

Nesta segunda-feira (23), em sorteio realizado na sede da CBF, o Campeonato Brasileiro de futebol feminino teve os grupos definidos. Com um novo formato, a competição acontecerá entre março e agosto de 2017. São 16 participantes divididos em duas chaves. A ordem para o sorteio foi: campeão Brasileiro 2016 (Flamengo), campeão da Copa do Brasil 2016 (Audax), Ranking do Futebol Feminino (São José, Vitória-PE, São Francisco-BA, Iranduba, Kindermann, Foz Cataratas, Ferroviária e Rio Preto) e clubes oriundos da Série A do Brasileiro masculino (Corinthians, Grêmio, Sport, Santos, Ponte Preta e Vitória).

No Grupo 1 ficaram Audax, Vitória-PE, São Francisco-BA, Iranduba, Kindermann, Corinthians, Grêmio e Sport, enquanto Flamengo, São José, Cataratas, Ferroviária, Rio Preto, Santos, Ponte Preta e Vitória formam o Grupo 2 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.

Os clubes jogarão todos contra todos dentro de seus grupos em turno e returno. Avançarão às quartas de final do Campeonato Brasileiro de futebol feminino os quatro times melhores colocados de cada grupo. Nesta fase, serão disputados jogos de ida e volta, assim como na semifinal e na final. Portanto, as equipes que chegarem à decisão terão feito 20 partidas. Os times eliminados na primeira fase terão atuado 14 vezes.

Campeonato Brasileiro de futebol feminino terá premiação e custos bancados pela CBF

A premiação prevê que o clube que se classifique para esta competição ganha 15 mil reais, quem avançar para as quartas, mais 20 mil; 30 mil para quem chegar às semis; 60 mil para o vice e 120 mil para o campeão.

A CBF custeará tudo no Campeonato Brasileiro de futebol feminino: passagens aéreas ou de ônibus; hospedagem e alimentação. Além dos valores citados acima (de premiação por classificação e avanço na competição), o clube mandante receberá R$ 10 mil por jogo para gastos com a partida, e a equipe visitante receberá R$ 5 mil reais por jogo para despesas que tiver.

O Diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, dirigiu o sorteio e falou sobre a expectativa do novo Campeonato Brasileiro Feminino. “Como já anunciado no fim do ano passado, ambas as competições terão alguns atrativos, entre eles o financeiro para os clubes participantes. Então a gente acredita muito no sucesso desta competição”.

Veja em vídeo como foi o sorteio dos grupos do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, realizado na manhã desta segunda-feira na sede da CBF, no Rio de Janeiro:

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol