Siga o OTD

Futebol

Marta recebe prêmio especial em cerimônia da FIFA

Marta recebe premiação especial da FIFA e irá dar ao nome ao prêmio de gol mais bonito do futebol feminino a partir do ano que vem

Marta recebe premio de imortal da FIFA
(Foto: FIFA)

Nesta segunda-feira (15), a FIFA realizou mais uma edição do The Best, sua premiação anual para eleger os destaques do ano no futebol. Lionel Messi e Aitana Bonmatí foram escolhidos como os melhores jogadores da última temporada. Além disso, a FIFA também fez uma homenagem a Marta, maior artilheira de todos os tempos da Copa do Mundo que foi imortalizada pela federação internacional e dará nome ao prêmio de gol mais bonito do futebol feminino a partir do ano que vem.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Eleita seis vezes pela FIFA como a melhor jogadora do mundo, Marta Vieira da Silva é um nome histórico no futebol feminino brasileiro e mundial. Autora de 115 gols pela seleção brasileira, a alagoana foi vice-campeã mundial em 2007, dona de duas medalhas olímpicas (prata em 2004 e 2008) e é a maior artilheira de todos os tempos da Copa do Mundo entre homens e mulheres.

“Meu objetivo maior quando comecei a jogar era de chegar à seleção e me apresentar ao mundo. Eu jogo com amor e com coração. Mas chegar a ganhar consecutivamente vários prêmios de melhor do mundo não era algo que eu imaginava. Eu acho que tem algo a mais que é muito mais importante que os prêmios, que é a luta pela igualdade e pelo respeito. Quero que as pessoas lembrem de mim como uma atleta que lutou dentro e fora de campo. Tantas pessoas sofrem ao redor do mundo e o esporte pode ser uma ferramenta para levar uma mensagem de esperança”, disse a atleta em um vídeo exibido durante a Cerimônia.

Legado ao futebol feminino

Já no palco da premiação após receber o prêmio, a atleta falou do seu legado no futebol. “É sempre difícil subir nesse palco e não se emocionar. Eu tive a felicidade de algumas vezes receber o prêmio de melhor jogadora e é muito mais fácil falar sobre o que você fez no último ano. Mas isso aqui é algo muito mais especial e até difícil de encontrar palavras. Eu quero que todas as mulheres possam enxergar um futuro promissor, não direcionado apenas ao esporte, mas a qualquer atividade. Porque o que nós perseguimos diariamente é fazer com que o mundo seja melhor para todos, sem distinção. Buscar igualdade e respeito”, afirmou Marta.

A atacante ainda disse que deseja encerrar sua carreira pela seleção esse ano nos Jogos Olímpicos de Paris e também recebeu uma novidade. A partir do ano que vem, na premiação da FIFA, haverá a separação do Prêmio Puskas, do gol mais bonito, para o futebol masculino e feminino. E o troféu para a mulher autora do gol mais bonito do ano será Prêmio Marta.

Os melhores do ano

Melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina de 2023, a espanhola Aitana Bonmatí ganhou o prêmio de melhor jogadora da última temporada. Além da Copa do Mundo, ela também campeã espanhola, assim como da Champions League pelo Barcelona. Entre os homens, Lionel Messi ganhou o prêmio da FIFA pela oitava vez, mesmo tendo feito uma temporada mais discreta na Liga dos Estados Unidos pelo Inter Miami.

O Brasil recebeu três prêmios no FIFA The Best. O goleio Ederson, da seleção brasileira e do Manchester City, foi eleito o melhor atleta da posição. Quem também foi premiado foi o meia Guilherme Madruga, que recebeu o Prêmio Puskas, do gol mais bonito do ano, para um belíssimo gol de bicicleta para o Botafogo de Ribeirão Preto em uma partida contra o Novorizontino na Série B do Brasileirão no ano passado. Por fim, a seleção brasileira ganhou o Troféu Fair Play.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Futebol