Siga o OTD

Futebol

Priscila garante vitória do Brasil sobre Japão em Itaquera

Com gol de Priscila nos acréscimos, Brasil ganha amistoso contra o Japão por 4 a 3 e quebra série invicta das asiáticas

Priscila comemora primeiro gol com a camisa da seleção feminina na vitória do Brasil sobre o Japão
(Foto: Staff Images Woman/CBF)

A seleção brasileira de futebol feminino derrotou o Japão por 4 a 3, no primeiro amistoso entre as equipes, realizado nesta quinta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). O Brasil chegou a abrir 3 a 1, tomou o empate no final da partida, mas Priscila anotou o gol da vitória praticamente no último lance. Bia Zaneratto ainda marcou duas vezes, enquanto Gabi Portilho anotou um gol. O Brasil ainda derrubou uma sequência de dez jogos de vitórias do time nipônico.

Mesmo com um dia ensolarado, a torcida brasileira não se fez presente em grande número em Itaquera. No entanto, os pouco mais de sete mil torcedores – sendo boa parte deles convidados, familiares ou crianças de escolas da região – que compareceram na Neo Química Arena viram um jogo sem grandes chances, mas com bastante emoção.

Com a vitória, o Brasil quebrou uma sequência de invencibilidade do Japão que já durava dez jogos. A seleção asiática não perdia desde a Copa do Mundo, quando caiu nas quartas de final para a Suécia. De lá para cá, haviam sido dez jogos, entre amistosos, Jogos Asiáticos e Pré-Olímpico – variando os elencos entre seleção principal ou alternativa -, com dez vitórias, 61 gols marcados e cinco gols sofridos.

Agora, Brasil e Japão voltarão a se enfrentar no domingo (3), às 11h, no Morumbi, também na capital paulista. Depois desse duelo, a seleção feminina brasileira de futebol jogará contra a Nicarágua, na quarta-feira (6), às 18h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Como foi o jogo

O Brasil começou o jogo com: Lelê, Bruninha, Rafaelle, Lauren e Tamires; Julia Bianchi, Ary Borges, Gabi Portilho e Debinha; Gabi Nunes e Bia Zaneratto. Após um início em que o Japão tomou a iniciativa do jogo, o Brasil conseguiu equilibrar as ações ainda na primeira etapa, mas tomou um gol de contra-ataque aos 37 minutos, com Fujino. No entanto, chegou ao empate logo em seguida, em cobrança de falta de Bia Zaneratto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

No intervalo, saíram Gabi Nunes, Julia Bianchi e Ary Borges, para as entradas de Priscila, Duda Sampaio e Luana Bertolucci. Com isso, o Japão passou a ter maior posse de bola e o Brasil se defendeu, mas não sofreu riscos. Até que, aos 16 minutos, Gabi Portilho foi acionada em velocidade e saiu cara a cara com a goleira. Ela não conseguiu marcar de primeira, mas mandou para o gol no rebote. Dois minutos depois, foi a vez de Bia Zaneratto ser lançada, também em velocidade, e mandar por cobertura para o gol.

Com o terceiro gol, Arthur Elias pôde mexer ainda mais no time. A craque Marta e sua companheira de equipe Adriana entraram nos lugares de Bia Zaneratto e Gabi Portilho. A partir de então, o jogo se equilibrou. Aos 33 minutos, Bruninha sentiu uma lesão e teve que sair, sendo substituída por Angelina. A meia acabou cometendo um pênalti e Jun Endo diminuiu, aos 41. Em seguida, após uma falha da defesa brasileira, Tanaka conseguiu o gol de empate, já aos 43.

Já nos minutos finais, o Brasil pressionou para tentar o gol da vitória. Aos 52 minutos – o último dos sete minutos de acréscimos indicados pela árbitra – Debinha ajeitou a bola para Priscila que mandou um belo chute da entrada da área para assegurar a vitória brasileira. Esse foi o primeiro gol da jovem de 19 anos pela seleção feminina de futebol.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Futebol