Siga o OTD

Futebol

Seleção Feminina enfrenta Japão e Nicarágua no fim do ano

Brasil enfrentará o Japão e a Nicarágua em amistosos na Data Fifa de novembro, em São Paulo

Marta domina a bola durante partida da seleção brasileira de futebol feminino; equipe enfrentará Japão e Nicarágua em amistosos
(Foto: Leandro Lopes/CBF)

A seleção brasileira de futebol feminino disputará três amistosos diante do Japão e da Nicarágua durante a Data Fifa de novembro. Serão dois duelos contra o Japão, marcados para 30 de novembro e 3 de dezembro, na Neo Química Arena e ao Morumbi, na cidade de São Paulo (SP), e um contra a Nicarágua, em 6 de dezembro, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Primeiro, o Brasil enfrentará o Japão em duas partidas marcadas para os dias 30 de novembro, às 15h15, na Neo Química Arena, e 3 de dezembro, às 11h, no Morumbi. A última vez que as seleções se encontraram foi na SheBelieves Cup, onde a Canarinho venceu a equipe nipônica por 1 a 0, com gol de Debinha, em fevereiro.

Em seguida, as comandadas por Arthur Elias vão até Araraquara encarar a Nicarágua, em 6 de dezembro, às 18h na Fonte Luminosa. Este será um duelo inédito na história do futebol feminino – a Nicarágua é comandada pelo técnico brasileiro Doriva Bueno.

“A expectativa é de a gente conseguir trazer a seleção mais próximo do nosso torcedor. Acho que isso sempre é muito importante, se tratando de seleção brasileira. Mas, acima de tudo, seguir nesse processo de evolução. O Japão é uma grande seleção em termos de organização ofensiva, que eu considero entre as duas ou três melhores do mundo. A Nicarágua também tem uma outra escola, um processo de renovação. O objetivo é dar uma oportunidade a jogadoras para a gente conseguir chegar mais próximo, a cada etapa, do grupo que vai para os Jogos Olímpicos”, avaliou Arthur Elias, técnico da seleção brasileira.

Os adversários

Atualmente, o Brasil é no colocado do ranking mundial da Fifa. O Japão aparece uma posição acima, em oitavo lugar, enquanto a Nicarágua está em 113º lugar. A seleção asiática caiu nas quartas de final na última Copa do Mundo e, desde então, não perdeu mais, vencendo dez partidas de forma consecutiva. Já a Nicarágua está com dois empates e duas derrotas nas Eliminatórias para a Copa Ouro de 2024, mas já eliminada do torneio.

Os amistosos servirão de preparação para o Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, para o qual a seleção já está classificada. O país obteve vaga depois de ter sido campeão da Copa América, no ano passado. A Seleção Feminina está com uma comissão técnica renovada, liderada por Arthur Elias. Em outubro, o Brasil enfrentou o Canadá em duas oportunidades, também em amistosos, vencendo uma partida e perdendo a outra.

Amistosos

30/11, às 15h15 – Brasil x Japão – Neo Química Arena, São Paulo (SP)
03/12, às 11h00 – Brasil x Japão – Morumbi, São Paulo (SP)
06/12, às 18h00 – Brasil x Nicarágua – Fonte Luminosa, Araraquara (SP)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Futebol