Siga o OTD

Futebol

VÍDEO: Brasil é campeão em jogo de oito gols contra Itália na despedida de Formiga

Gols de Brasil 5 x 3 Itália

O Brasil conquistou pela sétima vez o título do Torneio Internacional de futebol feminino ao derrotar a Itália por 5 a 3 na Arena da Amazônia, em Manaus. A partida marcou a despedida da veterana Formiga, que se aposentou da Seleção Brasileira.

Artilheira da competição e principal destaque do Brasil no Torneio Internacional, a atacante Bia abriu o placar logo aos oito minutos. Ela recebeu a bola na entrada da área, se livrou da marcação e tocou na saída da goleira.

A vantagem brasileira, no entanto, durou pouco. Num rápido contra-ataque da Itália, Ilaria Mauro acertou uma bomba no ângulo para empatar a partida. O Brasil voltou a liderar o placar em outra jogada que saiu dos pés de Bia. A camisa 11 enfiou para Gabi, que entrou em velocidade e tirou a goleira da jogada para fazer 2 a 1.

A Itália voltou a empatar depois de um cruzamento da esquerda que Gabbiardini só desviou para a rede. Mas o Brasil foi para o intervalo em vantagem graças a um golaço marcado por Andressinha. A jogadora bateu com muita categoria um falta da entrada da área e fez 3 a 2 para o Brasil.

Logo no comecinho da etapa final, Bia fez outra jogada individual, tentou o chute, mas foi travada pela defesa da Itália. No rebote, a bola sobrou para Andressinha, que ajeitou e bateu para pegar a goleira de surpresa e marcar o quarto gol brasileiro.

Com 12 minutos do segundo tempo, a Itália voltou a encostar no placar com o gol marcado por Bonasegna, mas, aos 15, Fabiana fez a jogada e cruzou para Debinha completar para a rede e fechar o placar: 5 a 3.

No finalzinho do jogo, Formiga foi substituída pela técnica Emily Lima e foi aplaudida de pé por todo o estádio. Depois de 22 anos de Seleção Brasileira e 160 jogos com a camisa amarelinha, a jogadora foi cumprimentada e abraçada por todas as jogadoras da equipe. Até as jogadoras da Itália reverenciaram a veterana de 38 anos.

“Vontade a gente tem de continuar na luta com as meninas, mas é o momento de sair e me dedicar a outras coisas para poder continuar ajudando as meninas. Sei que muitas não querem, eu também não quero, mas tem que entender esse momento. Me despedir desse jeito, com título, é maravilhoso. Nesse momento, não tem nem como segurar as lágrimas, tantos anos de dedicação… 22 anos na luta, na batalha”, disse Formiga depois da partida.

A despedida de Formiga da Seleção Brasileira foi com 100% de aproveitamento. Foi a quarta vitória em quatro jogos do Brasil no Torneio Internacional de futebol feminino. A Seleção estreou com uma goleada de 6 a 0 sobre a Costa Rica na estreia, depois passou pela Rússia por 4 a 0 e encerrou a participação na primeira fase com uma vitória de 3 a 1 sobre a Itália. Com as três triunfos, o time dirigido por Emily Lima, que estreou no comando da equipe, entrou na final podendo jogar pelo empate, mas conseguiu vencer por 5 a 3 para garantir o título.

“É uma avaliação positiva dentro do pouco tempo de trabalhos que tivemos desde a preparação na Granja Comary até o torneio, com treinamentos dentro do torneio, mas é mais trabalho regenerativo e ajustes, mas o trabalho que foi feito na Granja, que foi uma semana cheia de treinamentos, a gente sai com  um balanço bastante positivo pelo que as atletas assimilaram do novo modelo de jogo que toda a comissão técnica está implantando”, avaliou a treinadora.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol