Siga o OTD

Futebol

Brasil conhece adversários do Mundial sub-20

Campeão sul-americano, Brasil enfrentará Itália, Nigéria e República Dominicana no Mundial sub-20

Vitor Roque Brasil Mundial sub-20 de futebol
Vitor Roque é o principal nome da geração sub-20 brasileira (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O Brasil já conhece seus adversários do Mundial sub-20 de futebol masculino. O sorteio dos grupos da competição aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, e colocou a Canarinho no grupo D, ao lado de Itália, Nigéria e República Dominicana. O torneio será realizado de 20 de maio a 11 de junho, na Argentina.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ao todo, 24 seleções participarão da Copa do Mundo sub-20, que será a 23ª edição da competição. Elas foram divididas em seis grupos de quatro equipes cada. Os times de uma mesma chave jogarão entre si e, assim, os dois melhores colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançarão às oitavas de final.
+ Calderano faz grande jogo, mas perde para Ma Long nas quartas do WTT Champions de Macau
+ Gabriel Medina e Ítalo Ferreira brilham em Margaret River
+ Duda Alexandre garante final do arco na Copa do Mundo de Baku
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil conquistou sua vaga para o Mundial sub-20 após ser campeão sul-americano de maneira invicta, mas ficou no pote 2 durante o sorteio. Isto, pois a organização dos potes levou em consideração o retrospecto das últimas cinco edições da competição. A Canarinho foi campeã em 2011 e vice em 2015, mas ficou de fora de 2013, 2017 e 2019.

Jogadores da seleção brasileira de futebol sub-20 enquanto erguem o troféu de campeão sul-americano
Brasil garantiu vaga no Mundial após ser campeão sul-americano (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O caminho do Brasil

Pelo sorteio, o Brasil caiu no grupo D e enfrentará adversários de peso: Itália, Nigéria e República Dominicana. A estreia será contra a Itália, num clássico do futebol mundial. Apesar da tradição no profissional, a Azurra tem como melhor resultado no Mundial sub-20 um terceiro lugar em 2017. A equipe se classificou para o Mundial ao ser semifinalista na Eurocopa sub-19.

Em seguida, o país enfrentará a República Dominicana, vice-campeã da Concacaf no ano passado e que fará sua estreia em Mundiais. Por fim, a Canarinnho terá a Nigéria como adversária. A equipe africana, que foi terceira colocada na Copa Africana de Nações neste ano, já foi vice-campeã mundial em duas oportunidades – a última delas, em 2005, quando perdeu para a Argentina comandada por Lionel Messi.

Brasil enfrentará República Dominicana, Itália e Nigéria após sorteio dos grupos no Mundial sub-20
Brasil venceu a República Dominicana há dois dias, em amistoso preparatório (Foto: Pedro Nasper/CBF)

Esta será a 19ª participação do Brasil no Mundial sub-20 de futebol masculino. A seleção volta a participar da competição após uma ausência de oito anos. A Canarinho é a segunda maior vencedora da categoria, com cinco títulos no total (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011), ficando atrás apenas da Argentina, que tem seis taças. O Brasil ainda foi vice-campeão em 1991, 1995, 2009 e 2015.

Inicialmente, o Mundial sub-20 estava programado para acontecer na Indonésia. No entanto, o país se recusou a receber Israel, por conta de conflitos envolvendo os dois países. Assim, a Fifa retirou a chancela do país asiático e tornou a Argentina em sede da competição. Os hermanos não haviam conseguido a classificação para a competição via Sul-Americano, mas garantiram vaga por ser país-sede.

Confira os grupos do Mundial sub-20:

A: Argentina, Uzbequistão, Guatemala e Nova Zelândia
B: Estados Unidos, Equador, Fiji e Eslováquia
C: Senegal, Japão, Israel e Colômbia
D: Itália, Brasil, Nigéria e República Dominicana
E: Uruguai, Iraque, Inglaterra e Tunísia
F: França, Coreia do Sul, Gâmbia e Honduras

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Futebol