Siga o OTD

Futebol

Palmeiras volta a vencer o Santos e conquista o Paulistão Feminino

Palmeiras volta a vencer o Santos, agora no Allianz, e conquista o título do Paulistão Feminino

Palmeiras Santos final Paulistão feminino
(Fabio Menotti/Palmeiras)

O Palmeiras é bicampeão paulista de futebol feminino! Depois de 21 anos, as Palestrinas voltaram a conquistar o campeonato estadual nesta quarta-feira (21), após bater o Santos por 2 a 1, no Allianz Parque. A equipe alviverde já havia vencido a primeira partida, por 1 a 0, e confirmou o título com placar agregado de 3 a 1. Bia Zaneratto e Ary Borges marcaram para as campeãs e Ketlen descontou para as Sereias.

Foi um jogo para coroar a brilhante temporada do Palmeiras. O Verdão foi campeão da Libertadores Feminina logo em sua primeira aparição, chegou até a semifinal do Brasileirão e fez uma campanha praticamente impecável no Paulistão. Foram 12 vitórias, dois empates e uma única derrota em toda a competição. No jogo decisivo, contou com o apoio de sua torcida, que bateu o recorde de público em uma partida de futebol feminino no Allianz Parque, com 20.074 pessoas assistindo à partida.

Zaneratto e Ary Borges

O primeiro tempo da partida foi aberto, com as duas equipes tendo chances de gol. Nos 45 minutos iniciais, houve três gols anulados. O Palmeiras balançou as redes com 40 segundos de jogo, com Bia Zaneratto, e o Santos marcou com Brena e Cristiane. Em todas as oportunidades, houve impedimento. Já na segunda etapa, Bia Zaneratto e Ary Borges marcaram para o Verdão e Ketlen descontou já nos minutos finais.

Marcas históricas

Além de marcarem os gols do título, Bia Zaneratto e Ary Borges atingiram uma marca muito especial. Elas chegaram aos 34 gols com a camisa do Verdão e se igualaram à atacante Carla Nunes como as maiores artilheiras do futebol feminino do Palmeiras. Bia e Ary também anotaram dez gols neste Paulistão, sendo vice-artilheiras da competição, atrás de Cristiane, que fez 19 gols.

Ary Borges Palmeiras
Ary Borges marcou o segundo gol palmeirense (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Este foi o segundo título paulista de futebol feminino do Palmeiras. A última vez que o clube havia erguido a taça do estadual fora em 2001, quando bateu a Matonense na final. Após anos de inatividade, o clube retomou o projeto do feminino em 2019. Desde então, vem se tornando uma das principais equipes do cenário nacional.

Como foi o jogo

O Palmeiras começou o jogo com tudo e, logo no primeiro ataque, chegou ao gol com Bia Zaneratto, aos 40 segundos. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento. O primeiro tempo foi intenso, com as duas equipes chegando bem ao ataque. Bia Zaneratto e Gi Fernandes finalizaram de forma perigosa nos 15 minutos iniciais.

A partir do segundo terço da etapa, porém, o Santos passou a dominar as ações do jogo. Aos 22, as Sereias também marcaram um gol, com Brena, mas ele também foi invalidado por conta de um impedimento de Cristiane no início da jogada. A atante lendária ainda marcou outro gol na reta final do primeiro tempo, outra vez impedido.

Bia Zaneratto Palmeiras x Santos Paulistão Feminino
Bia Zaneratto marcada por duas santistas (Foto: Alexandre Battibugli/Agência Paulista/Centauro)

Diferente da primeira etapa, o segundo tempo voltou mais calmo. No entanto, foi o Santos quem seguiu povoando o campo palmeirense. A equipe pressionou a saída de bola e conseguiu algumas boas escapadas, mas não chegou ao gol. Depois de uma calmaria, o Palmeiras foi quem abriu o placar, com Bia Zaneratto, aos 24 minutos. A Imperatriz recebeu em velocidade, invadiu a área, deu um drible desconcertante na zagueira e finalizou de perna esquerda.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Não demorou muito para chegar o segundo gol. Ary Borges foi acionada na área e chutou, aos 31 minutos. A goleira santista chegou a defender, mas a bola bateu na zaga e sobrou para a palmeirense, que empurrou para o gol. Com a larga desvantagem, a situação do Santos se complicou. Ainda assim, Ketlen chutou bonito aos 37 e descontou. As Sereias ainda insistiram no fim, mas o Palmeiras se defendeu bem e o placar terminou 2 a 1.

Mais em Futebol